DNOTICIAS.PT
Madeira

Dia Mundial Sem Tabaco assinalado na Madeira com várias acções

Efeméride promovida pela Organização Mundial de Saúde terá ecos na Região através da Direcção Regional da Saúde

Acções decorrerão em várias escolas do Funchal.
Acções decorrerão em várias escolas do Funchal., Foto Arquivo

Para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado a 31 de Maio, a Direcção Regional da Saúde (DRS) preparou algumas acções de educação e sensibilização sobre esta temática.

Em nota enviada às redacções, aquele organismo público dá conta das várias acções direccionadas para o público infantil, seguindo o lema traçado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano 2024: ‘Proteger as crianças da interferência da indústria do tabaco’.

Em destaque, a DRS coloca as acções de educação e sensibilização que terão lugar nos dias 29 e 31 de Maio, nomeadamente na Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, na Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco e na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva.

Marcarão presença nessas iniciativas a directora regional da Saúde, Bruna Gouveia, o director e vários técnicos da Unidade de Intervenção em Comportamentos Aditivos e Dependências da DRS e ainda alguns profissionais do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), afectos à consulta de cessação tabágica.

Tendo em conta o momento que se assinala, a DRS aproveita a oportunidade para reforçar a sua campanha de comunicação sobre o tema, reiterando as recomendações dirigidas aos adultos.

“Contribuir para que a próxima geração esteja livre dos perigos da dependência do tabaco e da nicotina é importante”, relembra aquele organismo público, deixando algumas recomendações:

- Proteger as crianças e os jovens de todas as formas de tabaco/nicotina;

- Informar as crianças e os jovens que cigarros electrónicos e tabaco aquecido contêm nicotina;

- Explicar às crianças e aos jovens as consequências do consumo de tabaco;

- Não expor as crianças e jovens ao fumo de tabaco;

- Promover espaços interiores e exteriores 100% livres de fumo;

- Explicar às crianças e aos jovens que a publicidade serve para vender produtos.