Presença de mega-iates no Porto do Funchal dispara
Os portos da Madeira (Funchal, Caniçal e Porto Santo) receberam, nos primeiros cinco meses de 2024, 34 mega-iates, - 28 dos quais fizeram escala na capital madeirense -, um aumento de quase 42%, relativamente ao mesmo período de 2023.
Segundo a APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, Abril foi o mês com maior concentração de mega-iates, um total de 22, 17 dos quais atracaram no Porto do Funchal.
Tratam-se de viagens de reposicionamento das Caraíbas ou dos Estados Unidos para o Mediterrâneo. Em Outubro e Novembro, o movimento é feito ao contrário, da Europa para os EUA e Caraíbas.
Desde ontem a capital recebeu a visita de três iates de grandes dimensões. O Bella atracou ao princípio da tarde, no Porto do Funchal, acompanhando o Victoria Del Mar, que entretanto já saiu, e o Arrow.
O Bella veio de Saint George, fica 172 horas na Madeira, saindo às 16h59 da próxima terça-feira, com destino a Gibraltar. Viaja com 2 passageiros e 13 tripulantes.
O Arrow chegou ontem de Antígua e parte às 08h30 de amanhã, para Palma de Maiorca.
O Victoria del Mar que saiu há pouco do Porto do Funchal, veio de Fort Lauderdale, com 10 tripulantes e vai neste momento a caminho de Gibraltar.