DNOTICIAS.PT
Madeira

Representante ouve hoje os partidos com solução governativa na agenda

Tome nota dos acontecimentos marcados para esta terça-feira, 28 de Maio

None
Foto Aspress

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, vai ouvir, esta terça-feira, os partidos eleitos nas eleições antecipadas de domingo dada a urgência de se encontrar uma solução governativa para a Região.

O juiz conselheiro vai ouvir as sete forças partidárias por ordem crescente de representação, com intervalo de uma hora.

A ronda de encontros começa pelas 10 horas, recebendo a deputada reeleita do PAN - Pessoas-Animais-Natureza, Mónica Feitas, seguindo-se, às 11 horas, a representação da Iniciativa Liberal (IL), que conseguiu manter o parlamentar Nuno Morna.

Ao final da manhã (pelas 12 horas) reúne com o CDS-PP, que elegeu dois deputados, incluindo o líder José Manuel Rodrigues, que desempenhou as funções de presidente do parlamento madeirense desde 2019.

Na parte da tarde, às 14 horas, será a vez do Chega, que manteve o grupo parlamentar composto por quatro deputados, seguindo-se o Juntos Pelo Povo (JPP), às 15 horas, que aumentou a sua bancada de cinco para nove representantes.

A agenda do representante tem às 16 horas a audição do PS, o segundo maior partido da oposição, que continua a ocupar os mesmos 11 lugares no hemiciclo, liderado por Paulo Cafôfo, que na noite eleitoral assumiu ser possível constituir uma alternativa à governação do PSD.

Entretanto, os socialistas apresentaram, ontem à noite em conferência de imprensa conjunta com JPP, um entendimento político entre os dois partidos, que deverão apresentar hoje a Ireneu Barreto.

PS e JPP querem formar governo

Paulo Cafôfo e Élvio Sousa chegaram a compromisso conjunto e vão levar solução ao Representante da República.

Saiba que outras iniciativas estão agendadas para hoje na Madeira:

09h30 Cerimónia de abertura do I Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo a decorrer no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. A presidente da Câmara Cristina Pedra estará presente.

10h00   Conferência de imprensa de apresentação do espectáculo de Nina Toc Toc na Calheta. O projecto infantil estreia-se na Madeira a 1 de Junho, Dia da Criança, numa co-organização do DIÁRIO e da Câmara Municipal.

10h00 No âmbito da campanha para as Eleições Europeias, o candidato do PS-Madeira, Sérgio Gonçalves, visita a empresa ‘Sweets & Sugar’, sediada na Zona Franca Industrial do Caniçal.

11h00 Celebração do 34º aniversário do Museu da Baleia da Madeira, no Caniçal, assinalado com a inauguração da exposição sob o tema ‘MagiCetus’.

14h30 Assinatura de Protocolo de Colaboração - Férias Divertidas - Garouta do Calhau e Escola Básica 123/PE Bartolomeu Perestrelo, que terá lugar naquele estabelecimento de ensino do Funchal.

15h00 Sessão de educação para a saúde sobre monitorização da pressão arterial, no âmbiro do Mês do Coração, no Centro de Saúde de Santo António

16h00 Conferência de imprensa de apresentação das Festas da Sé, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

17h30 A Comissão Política do PSD/Madeira reúne, na Sede Regional do Partido, sita à Rua dos Netos, no Funchal. Posteriormente, prestarão declarações aos órgãos de comunicação social previstas para as 18h30.

17h45 Lançamento do livro ‘Escola e Autocuidado’, de Jacinto Jardim (no âmbito do I Congresso Internacional de Municípios Promotores do Empreendedorismo), no Centro Cultural e de Investigação do Funchal. A presidente da Câmara Cristina Pedra estará presente.

21h00 Concerto da Banda Militar e Ninfas do Atlântico, na Igreja do Colégio, no âmbito das celebrações das Bodas de Prata Episcopais de D. António Carrilho.

28 de Maio a 15 de Junho Museu Etnográfico da Madeira acolheSemana das Expressões 2024’, em parceria com a Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

EFEMÉRIDES

Principais acontecimentos registados no dia 28 de Maio, Dia Internacional do Brincar, Dia Nacional do Feirante, Dia Europeu dos Vizinhos, Dia Mundial do Chichi na Cama/Dia Mundial da Enurese, Dia Nacional dos Bombeiro e Dia Mundial da Saúde da Mulher:

1871 - Acaba a Comuna de Paris, derrotada pelas forças de Versalhes, depois de dois meses e dez dias de luta.

1884 -- Abre o Jardim Zoológico de Lisboa.

1903 - É inaugurada a iluminação eléctrica de Lisboa.

1911 - Eleições para a Assembleia Constituinte da I República.

1926 - Golpe militar em Portugal comandado pelo general Gomes da Costa, com Mendes Cabeçadas e Óscar Carmona. A I República é derrubada. O carácter da ditadura seria acentuado com a instauração do Estado Novo.

1933 - O partido nazi alemão vence as eleições na cidade de Danzig.

1936 - Anastasio Somoza assume o poder na Nicarágua.

1937 - Abre ao tráfego de veículos a Ponte Golden Gate de São Francisco, EUA.

1940 - II Guerra Mundial. Rendição da Bélgica à Alemanha de Hitler.

1945 - Manifestações em Lisboa, Porto, Alenquer, Setúbal, Évora, Santarém, Almeirim, Alhos Vedros, Seixal, Almada, Barreiro e Cova da Piedade de regozijo pela vitória aliada, na II Guerra Mundial e de crítica à ditadura do Estado Novo, a que conduziu o golpe de 28 de maio de 1926.

1946 - Publicação do documento "O MUD e o 28 de Maio", do Movimento de Unidade Democrática.

1948 - Inauguração do funcionamento do sistema de jogos de água e luz da Fonte Luminosa em Lisboa.

1952 - É inaugurado o Estádio das Antas, no Porto.

1961 -- Última viagem entre Paris e Bucareste do comboio Expresso do Oriente, depois de 78 anos de atividade.

- Nasce a Amnistia Internacional. A sua criação tem origem numa notícia publicada no jornal inglês "The Observer" em que é referida a prisão de dois estudantes portugueses por terem gritado "Viva a Liberdade!" na via pública. O advogado britânico Peter Benenson lança então um apelo no sentido de se organizar uma ajuda prática às pessoas presas devido às suas convicções políticas ou religiosas, ou em virtude de preconceitos raciais ou linguísticos.

1963 - Cai o teto em betão da estação ferroviária do Cais do Sodré, em Lisboa. Morrem 49 pessoas e cerca de quarenta ficam feridas.

1964 - É fundada a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

1975 - Fundação da Comunidade Económica da África Ocidental.

1977 -- Pela lei 33/77 é fixada a largura e os limites do mar territorial e estabelece uma zona económica exclusiva de 200 milhas do Estado Português.

1979 - O Egito abre os corredores aéreos para Israel.

1986 - Morre, aos 23 anos, o ciclista italiano Emilio Ravasio, em Palermo durante a Volta a Itália.

1987 -- O primeiro transplante de medula óssea realizado em Portugal, pelas mãos do professor e médico Manuel Abecassis no IPO de Lisboa

1998 - O telescópio espacial Hubble capta a imagem de um planeta fora do sistema solar.

1999 - A Jugoslávia aceita o plano do G8, que prevê a retirada militar do Kosovo, o regresso dos refugiados e o envio para a província de uma força internacional.

2001 - O Conselho de Ministros da UE aprova a criação de uma Rede Europeia de prevenção da criminalidade.

2003 -- O primeiro-ministro Durão Barroso, apresenta a proposta da nova de Lei de Bases da Educação, que aumenta a escolaridade obrigatória de nove para 12 anos.

- A CIA assegura que não foram detetados quaisquer vestígios de agentes biológicos no Iraque.

Morre, aos 86 anos, o cientista belga nascido na Rússia Ilya Romanovich Prigonine, Prémio Nobel da Química em 1977.

2004 - Início do primeiro Festival Rock in Rio-Lisboa, no Parque da Bela Vista, Lisboa.

2005 - Cimeira Ibero-Americana em Guimarães. Portugal e Espanha decidem apresentar à União Europeia uma proposta de relançamento de negociações com o Mercosul.

- Morre, com 84 anos, Jean Négroni, ator francês, fundador do Festival de Avignon.

2006 - Díli, em Timor-Leste, é palco de novos confrontos armados que conduzem à destruição de habitações e instalações de comércio e serviços. Militares contestatários exigem a demissão do governo de Mari Alkatiri.

- A fundadora do Instituto das Religiosas de Jesus Maria José, Rita Lopes de Almeida, é beatificada na Sé de Viseu, a cerimónia é presidida pelo cardeal José Saraiva Martins, Prefeito da Congregação vaticana para a Causa dos Santos.

2007 - O Prémio Jacques Delors de 2007 é atribuído a Vitória Cardona e a Patrícia Fragoso Martins, pelas obras "Educar para a Cidadania Europeia, Realidade, Desafio ou Utopia" e "Da Proclamação à Garantia Efetiva dos Direitos Fundamentais".

- O encenador Joaquim Benite, diretor do Teatro Municipal e do Festival de Almada, é distinguido pelo Governo francês com o grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.

- Morre, com 87 anos, Eduard Pons Prades, escritor e historiador espanhol, autor de várias obras sobre a Guerra Civil de Espanha.

2009 - O projeto de lei do PS sobre os direitos dos doentes à informação e ao consentimento informado (Testamento Vital) é aprovado no Parlamento com os votos contra do PSD, CDS-PP e de uma deputada socialista e a abstenção do Bloco de Esquerda. 

- Morre, aos 72 anos, Armando Rocha Trindade, fundador e reitor da Universidade Aberta em 1988.

2011 - Morre, aos 62 anos, o antigo internacional de andebol Manuel Brito.

2012 - Morre Rui de Medina, embaixador que chefiou a delegação portuguesa que negociou a transferência da soberania de Macau para a China. Tinha 87 anos.

2013 - O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais todas as normas referidas no pedido de fiscalização preventiva do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, a respeito do estatuto das entidades intermunicipais e da transferência de competências do Estado para as autarquias locais.

2014 - Morre, com 86 anos, Maya Angelou, poeta, dramaturga e atriz norte-americana, militante dos direitos cívicos.

2016 - Morre, aos 92 anos, Vicente da Câmara, fadista com mais de 60 anos de carreira e conhecido pelo fado "Moda das tranças pretas".

- Morre, aos 88 anos, Giorgio Albertazzi, ator e encenador italiano, conhecido pela peça "Memórias de Adriano, que correu o mundo a partir de 1989.

2018 - A Autoridade da Concorrência rejeita os compromissos apresentados pela Altice para a aquisição da Media Capital por entender que "não protegem os interesses dos consumidores, nem garantem a concorrência no mercado".

- Morre, aos 93 anos, a cantora e atriz espanhola Maria Dolores Pradera.

2019 - Morre, aos 54 anos, Kamel Eddine Fekhar, médico e militante argelino dos direitos humanos e da causa mozabita, uma minoria berbere da Argélia.

2020 - A Assembleia Popular Nacional, órgão máximo legislativo da China, aprova, por maioria, a proposta de lei de segurança nacional de Hong Kong.

- O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anuncia a segunda prorrogação do estado de emergência para prevenção da Covid-19.

- Nove dos arguidos pela invasão à Academia do Sporting, em Alcochete, são condenados a prisão efetiva e 28 a penas suspensas, por crimes de ameaça agravada e ofensa à integridade física.

- O ex-presidente do Sporting Bruno de Carvalho é absolvido de todos os crimes no caso da invasão à Academia do clube, em Alcochete, em 15 de maio de 2018, no processo que decorreu no Tribunal de Monsanto, em Lisboa.

2021 - A Agência Europeia do Medicamento aprova o uso da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19 em adolescentes dos 12 aos 15 anos.

2022 - O social-democrata Luís Montenegro é eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vence as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcança apenas 27%.

2023 - Mariana Mortágua é eleita nova coordenadora do BE e a lista que apresenta consegue 67 dos 80 lugares na Mesa Nacional do BE, vencendo a moção de Pedro Soares, na XIII Convenção Nacional do BE em Lisboa.

- O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, é reeleito, na segunda volta das eleições presidenciais do país.

- Os canoístas Fernando Pimenta e Teresa Portela conquistam a medalha de ouro na prova de K2 500 metros misto da segunda etapa da Taça do Mundo de canoagem, que decorre em Poznan, na Polónia.

- João Almeida (UAE Emirates) torna-se no primeiro português a subir ao pódio final da Volta a Itália e o primeiro ciclista nacional a terminar entre os três melhores de uma grande Volta desde Joaquim Agostinho no Tour1979, com o terceiro lugar no Giro, atrás do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) e do britânico Geraint Thomas (INEOS).

- Morre, aos 48 anos, Elísio Donas, músico produtor e instrumentista, teclista dos Ornatos Violeta.

PENSAMENTO DO DIA

Linguagem é sempre duplo sentido, alusão. Só os autossuficientes supõem que dizem o que querem e com todo o rigor. Não há tal Vitorino Nemésio (1901-78), escritor, comunicador e professor universitário português

Este é o centésimo quadragésimo nono dia do ano. Faltam 217 dias para o termo de 2024.