DNOTICIAS.PT
Regionais 2024 Madeira

Projecção dá "sinal claro" de manutenção ao PAN

Mónica Freitas vai tatuar árvore símbolo do partido consiga 5 mil votos

None
Foto Aspress

As primeiras projecções apontam para que PAN (a par com a CDU e o BE) consigam entre 1 a 3% dos votos. Ou seja, há possibilidade de um destes partido vir a eleger um deputado nesta noite de domingo, 26 de Maio.

Para Marco Gonçalves, "esta projecção vem, de facto, dar um sinal claro que o PAN poderá continuar a ter a sua representação parlamentar".

É uma mera projeção, mas nós temos a expectativa que, ao longo da noite, essa situação venha a concretizar-se e a solidificar e que, no parlamento regional, nós tenhamos a voz da força da natureza, reelegendo Mónica Freitas

Aos jornalistas, o número dois do PAN-Madeira fez ainda questão de realçar "o dia de hoje e a eleição pacífica que nós tivemos", bem como "toda a elevação" manifestada pelo partido durante a campanha eleitoral.

A título de curiosidade na sede do PAN também há apostas. Mónica Freitas já assumiu o compromisso de tatuar a árvore símbolo do PAN, caso o partido consiga 5 mil votos.

Falando em promessas, durante a campanha eleitoral de 2023, o partido Pessoas-Animais-Natureza, comprometeu-se em plantar uma árvore por cada voto obtido, de modo a compensar a pegada ecológica deixada no período de campanha e dando o seu contributo na reflorestação das nossas serras. Já foram plantadas 2 mil ficamos hoje a saber, "um terço [de 3.046] em seis meses", indicam-nos os militantes na sede.

PAN expectante mas orgulhoso do trabalho dos últimos seis meses

"Já todos nós exercemos o nosso direito e o nosso dever de ir votar e agora aguardamos com alguma expectativa e alguma ansiedade pelos resultados desta noite, mas com muito orgulho do trabalho que realizamos até agora e desde seis meses de muito trabalho e de muito esforço e de muita dedicação em prol das causas do PAN", foram as primeiras palavras de Mónica Freitas no início desta noite eleitoral.

O PAN estreou-se no parlamento da Madeira nas Regionais de 2011, quando obteve 3.143 votos (2,13%) e elegeu um deputado, deixando de ter representação em 2015. Em 2023 reuniu 3.046 votos (2,31%).