DNOTICIAS.PT
Regionais 2024 Madeira

Mau tempo e falta de gente a Norte

None

A chuva e o nevoeiro no Porto Moniz é a primeira nota deste início de dia eleitoral. Na freguesia das Achadas da Cruz, onde estão inscritos apenas 190 eleitores, às 10h30 tinham votado 31 cidadãos.

Ana Maria e Graciela Magro, mãe e filha chegaram a passo de caracol devido à fraca mobilidade da progenitora, a muito custo e de bordão na mão direita dirigiu-se à Mesa de Voto mas à saída na dispensou de agradecer a vida à padroeira dando um beijo à imagem que está no jardim do adro da igreja. Um ritual que a filha também imitou dando graças de ainda ter a mãe por perto apesar das maleitas.

“Tenho diabetes a 300, também tenho colesterol e sabe lá Deus o que mais”, queixava-se a anciã que apesar de carregar a cruz não a desmotiva de votar para o “sr governo”, como apelidou as eleições regionais.

As próximas, as Europeias, que acontecem a 9 de Junho ainda vai pensar se percorrerá os 20 minutos a pé que teve de fazer esta manhã: “Penso que essas eu não venho”, confessava ainda sem saber ao certo.

Nas Achadas da Cruz falta gente, sobretudo gente nova, o tema não é novo mas é incontornável e homens também são contados pelos dedos. A Mesa é totalmente formada por cinco mulheres. A mais nova tem 19 anos e teve de ser repescada por ausência de uma outra que faltou.