DNOTICIAS.PT
Madeira

A importância de perceber “qual é a capacidade que a ilha tem em relação ao turismo”

O aumento do turismo tem gerado em média mais de 30.000 dormidas por mês na Região, levando a que seja muito importante “ter o cuidado de monitorizar o impacto [ambiental] e perceber qual é a capacidade que a ilha tem”

None Ver Galeria

No DIÁRIO-AMBIENTE desta semana, a bióloga marinha e sub-directora Regional de Pescas e Mar, Mafalda Freitas abordou a importância de preservar a biodiversidade e explicou quais são os problemas que têm surgido nos mares da Madeira.

Quando questionada se o aumento exponencial de turistas tem contribuído para um aumento de poluição, referiu de imediato que “alavanca a economia local o que é muito importante para a ilha, mas é necessário ter o cuidado de monitorizar o impacto e até ver qual é a capacidade, no fundo de ‘carga’, que a nossa ilha tem em relação ao turismo”.

“O aumento do turismo, aumenta também o impacto sobre o saneamento básico e, é essa monitorização, em termos de emissários, que deve ser feita, atendendo à forte pressão e ao aumento, que baseado nas dormidas de quase mais de 30.000 pessoas por mês, exerce nas ETAR’s”, explicou a bióloga.

 De acordo com a sub-directota Regional de Pescas e Mar a poluição marinha na Madeira, se nos basearmos no número de ‘bandeiras azuis’, aumentou, referindo que o que mais impera neste momento é estar atento “porque agora começam a aparecer outros problemas como é o caso do sargaço e dos microplásticos”.

Levada a comentar as inúmeras queixas que nos chegam através das nossas caixas de mensagem, Mafalda Freitas explicou o que é o sargaço, que tantas vezes tem dado à costa na Madeira e a razão de aparecer com tanta frequência várias manchas do mesmo, “que a meio dele traz muito plástico e caravelas portuguesas”.


Na entrevista disponível no canal do DIÁRIO, no Youtube, pode ficar a saber qual é a espécie emblemática da Madeira que atrai todos os anos muitos mergulhadores à Região, único local em Portugal que proíbe a sua captura.

E que quando o assunto é  preservação da biodiversidade e poluição marinha os ‘mais velhos’ oferecem sempre mais resistência e prolongam um  problema que se arrasta há vários anos.

Veja a entrevista para que possa contribuir naquela que é uma responsabilidade de todos, sem excepção:

DIÁRIO–AMBIENTE: O Turismo tem influência no aumento da poluição marinha?

Mafalda Freitas, bióloga marinha e sub-Directora Regional do Mar afirmou que o crescimento do turismo, que em média ronda as trinta mil dormidas por mês, é i...