Projecção prevê abstenção entre 44% e 49%
A abstenção nas eleições Regionais 2024 situa-se entre os 44% e 49%, de acordo com projecção divulgada pela RTP.
Segundo a sondagem divulgada às 18h30, e desenvolvida pela Universidade Católica, a taxa de abstenção apresenta um dos valores mais altos de sempre, podendo até ficar um pouco acima da taxa registada há oito meses.
No último acto eleitoral para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, realizadas em 24 de Setembro de 2023, em que votaram 135.413 votantes dos 253.865 inscritos, a taxa de abstenção foi de 46,6%, a segunda percentagem mais alta neste tipo de sufrágio.
O recorde de abstenção foi atingido em 2015, no qual se registou uma abstenção de 50,3%.
Indicador da afluência dos eleitores às urnas ao longo do dia:
Afluência às urnas era de 40,52% às 17h00, superior a 2023
As eleições legislativas regionais registaram, até às 17h00, uma afluência às urnas de 40,52%%. Uma percentagem superior à verificada em 2023, de acordo com os dados da secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.
Mais de 254 mil eleitores
As eleições legislativas regionais antecipadas na Madeira decorrem hoje, num escrutínio em que mais de 254 mil eleitores são chamados a votar e 14 candidaturas se apresentam para formar um novo parlamento e um novo governo.
A estas eleições legislativas regionais concorrem as seguintes força políticas: ADN, BE, PS, Livre, IL, RIR, CDU (PCP/PEV), Chega, CDS-PP, MPT, PSD, PAN, PTP e JPP.
Em disputa, com um círculo único, estão 47 lugares da Assembleia Legislativa Regional e, segundo dados do Ministério da Administração Interna, estão recenseados para votar 254.522 eleitores, dos quais 249.075 na ilha da Madeira e 5.447 na ilha de Porto Santo.
As 292 secções de voto distribuídas pelas 54 freguesias dos 11 concelhos do arquipélago estarão abertas entre as 8 e as 19 horas.
Emissão inédita do DIÁRIO em sete meios complementares
O DIÁRIO e todos os meios do grupo média a que pertence voltam a garantir este domingo, 26 de Maio, uma importante cobertura jornalística da noite eleitoral, assente na junção de plataformas em que a informação se complementa.
‘Eleições Regionais 2024’ será uma emissão transmitida em directo a partir do estúdio da produtora madeirense ‘100 pressão’, com difusão de base televisiva entre as 19 e as 24 horas, difundida no canal 79 da Meo, e em simultâneo com as rádios TSF-Madeira e Praia, com a plataforma digital dnoticias.pt e com a tvmadeira.com, bem como com as redes sociais do DIÁRIO e da TSF e com o Youtube.
DIÁRIO difunde jornada eleitoral em sete meios complementares
Emissão televisiva será transmitida para todo o país através do canal 79 da MEO
A emissão multimédia conduzida pelo jornalista Ricardo Miguel Oliveira terá três painéis de análise distintos ao longo da noite eleitoral: um painel de antevisão mas já com as primeiras tendências eleitorais; outro de comentário aos resultados e seus efeitos imediatos na política regional; e ainda um virado para a análise das implicações políticas, económicas e sociais das decisões expressas nas urnas pelos madeirenses.
Terá ainda uma zona de resultados, de informações diversas e de radar às redes sociais, gerida pelo jornalista Rúben Santos e reportagens no exterior, sobretudo nas sedes das candidaturas do PSD, com o jornalista Jorge Freitas Sousa, e do PS, com a jornalista Sofia Carraca Teixeira.
A noite eleitoral, que fecha em termos de emissão televisiva com uma surpresa editorial, terá informação complementar no dnoticias.pt durante a madrugada, plataforma que desde as 8 horas da manhã partilhará reportagens de toda a Região e resultados em tempo real após as 19 horas. Nas redes, em especial no Facebook, para além de toda a informação publicada, haverá espaço para debates e comentários dos mais de 350 mil seguidores do DIÁRIO.