PAN comprometido com resolução de problemas de trânsito
O PAN mostra-se comprometido com soluções para resolver os problemas de trânsito no Funchal. A cabeça-de-lista às eleições regionais pretende o estudo de rotas, reforço nas alternativas públicas de transporte e mudanças incisivas e resolutivas nos horários de saída de determinados estabelecimentos escolares.
A campanha do partido passou, esta manhã, pelo Curral das Freiras e por Machico. Na ocasião, Mónica Freitas disse ser fundamental criar alternativas de saída dos grandes parques de estacionamento da cidade, sendo estes dos principais causadores de trânsito.
O tempo que se perde no trânsito, a poluição, o barulho e o transtorno no bem-estar das pessoas tem necessariamente de ser tomado em consideração pelos governantes, pensando de fundo e projetando as próximas décadas. Não se pode esfregar as mãos e chamar isso desenvolvimento ou progresso quando é, na verdade, decadência e mau planeamento. Mónica Freitas
Além da habitação, saúde, juventude, emprego, o PAN está comprometido com a mobilidade e acessibilidade, sendo fundamental apostar nos transportes públicos.
O PAN defende a aposta em meios de transporte público mais modernos e menos poluentes, tendencialmente eléctricos e de diferentes tipologias, chegando a mais localidades, pequenas e/ou íngremes. O partido quer também a criação de um horário desfasado para as escolas e para a função pública, por zonas críticas e atendendo ao movimento expectável.
Por fim, compromete-se com o redesenho das saídas dos grandes parques de estacionamento centrais, "efectivamente e se necessário criando saídas novas e orientadas para áreas livres e diretas".