DNOTICIAS.PT
Madeira

Simulacro obriga a evacuar 80 figurantes em Santa Cruz

None

A população de Santa Cruz amanheceu esta quarta-feira ao som do alarme sonoro do quartel dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz. Isto devido ao simulacro de tsunami, que permitiu testar esta sirene que antigamente era utilizada em situações de catástrofe ou para chamar bombeiros que não estavam ao serviço.

No exercício, onde está prevista uma onda de dez metros na baía de Santa Cruz-desde a Praia das Pedras Gordas à Praia das Palmeiras- serão evacuados 80 figurantes pelos bombeiros locais, que vão também testar a nova viatura de comando e comunicações na Região, equipada com sistemas avançados de comunicação e diversos equipamentos de apoio à decisão, direcção e comando de operações de socorro.

Na sequência do suposto tsunami haverá seis vítimas. A GNR vai testar as suas equipas de salvamento em grande ângulo, a PSP vai testar a equipa cinotécnica, num cenário onde haverá buscas numa cave de um parque de estacionamento, e o SANAS Madeira vai realizar buscas por mar.

A Escola Secundária de Santa Cruz será a zona de concentração e apoio à população.

Exercício obriga à evacuação do Complexo Balnear do Lido

Cerca de 70 figurantes que se encontravam no Complexo Balnear do Lido, no Funchal, serão agora evacuados, na sequência do exercício Procivex 24.

Simulacro de tsunami na Madeira mobiliza entidades

O exercício Procivex 24, que consiste na simulação de um tsunami, já está em marcha.