ADN propõe "aliança entre a excelência desportiva e a académica"
"A política desportiva regional da Madeira tem representado um papel crucial na nossa sociedade. Muitos agentes desportivos, incluindo atletas, técnicos, dirigentes e árbitros, beneficiaram desta política, alcançando resultados significativos a nível nacional e internacional, com alguns atingindo o patamar olímpico. Esses resultados foram alcançados graças aos apoios governamentais e vontade/resiliência dos envolvidos", começa por dizer o candidato do ADN João Abreu.
No entanto, o ADN - Alternativa Democrática Nacional propõe uma aliança entre a excelência desportiva e a académica, proporcionando aos jovens atletas condições além das financeiras, onde as escolas poderiam desempenhar um papel crucial, criando turmas específicas para atletas, ajustando e flexibilizando os horários escolares ou mantendo-os na parte da manhã para acomodar melhor a prática desportiva". João Abreu
Além disso, o ADN propõe a construção de um Pavilhão Multiusos destinado exclusivamente à prática desportiva federada, diferente dos actuais pavilhões escolares que limitam a prática federada para após as 18h00.
"Essa infraestrutura permitiria a candidatura a eventos nacionais e internacionais em modalidades de pavilhão, similar ao que já ocorre na natação", refere o candidato.
A criação de um Centro de Alto Rendimento também é sugerida, onde atletas de diversas modalidades com mérito desportivo elevado poderiam ter acesso a melhores condições de treino e suporte.
"Este centro incluiria um ginásio e equipas multidisciplinares com técnicos especializados em áreas como psicologia desportiva, nutrição, fisioterapia e apoio escolar, entre outras, para promover a evolução dos atletas", explicou.