DNOTICIAS.PT
Casos do dia

Simulacro de tsunami na Madeira testa capacidade de resposta

Exercício Procivex2024 terá lugar na próxima quarta-feira

None
Foto Shutterstock

Chama-se Procivex2024 e terá lugar na próxima quarta-feira, 22 de Maio, na Região Autónoma da Madeira. O simulacro vai permitir testar o dispositivo de socorro da Região em caso de tsunami e irá 'afectar' as zonas do Funchal, Santa Cruz, Machico e Porto Santo.

Este exercício irá envolver diversas forças de intervenção na área do socorro e emergência, entre elas, Corpos de Bombeiros da RAM, Serviços Municipais de Protecção Civil, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Autoridade Marítima, Forças Armadas, Força Aérea Portuguesa (AM3), Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, Cruz Vermelha Portuguesa, Sanas, EMIR, Serviço Regional de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM), Instituto de Segurança Social da Madeira, motivo pelo qual a população poderá ouvir várias sirenes ao longo do dia, "não havendo motivo para alarmes".

Já nos dias 24 e 25 de Maio o Funchal será palco do 2.º Congresso Nacional de Emergência Pré-hospitalar, com o lema ‘Quando o (Im)previsto acontece’.

O evento é organizado pelo Serviço de Emergência Médica Regional da Madeira (SEMER), organismo na dependência do Serviço Regional de Protecção Civil da Região Autónoma da Madeira (SRPC-RAM), e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

“Numa sociedade cada vez mais sujeita à ocorrência de fenómenos naturais que facilmente alcançam a dimensão de catástrofes, é essencial que os serviços de emergência médica antecipem cenários e desenvolvam os respectivos planos de acção, para garantir uma resposta adequada e eficaz em eventos reais”, referiu o Serviço Regional de Protecção Civil, adiantando que a Comissão Organizadora do CNEPH 2024 está a desenvolver um programa científico dedicado à resposta da emergência médica às situações de excepção, com ênfase na multidisciplinaridade e cooperação entre organizações e além-fronteiras.

Em discussão estarão temas como o desafio da interoperabilidade, a organização pré-hospitalar nacional, as vias verdes, os sistemas de informação e a inteligência artificial, entre outros assuntos de interesse para a área do pré-hospitalar.

Em antecipação ao Congresso, será realizado um curso “Medical Response to Major Incidents (MRMI)”, agendado para os dias 20 e 22 de Maio.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo