DNOTICIAS.PT
Regionais 2024 Madeira

IL diz que "Caniçal não beneficia pela Zona Franca da Madeira"

Foto DR/IL
Foto DR/IL

"Todos os anos a ZFM distribui dividendos de milhões que acabam por apaziguar a dívida pública do Governo Regional", denota a IL - Iniciativa Liberal, por meio de Carlina Alves. "A IL Machico propõe que uma pequena parte desse montante seja também usada em investimento na freguesia que suporta o complexo", realça.

Assim surge uma proposta que vem com uma questão central. "Mas o que ganha o Caniçal que cedeu o espaço? Um espaço cedido que não paga IMI e que impossibilita o crescimento da vila", refere. "Até à data, não foram reclamadas ou sugeridas nenhumas contrapartidas pelo atual executivo camarário". 

Garante a dirigente local que a "Iniciativa Liberal Machico reconhece que a construção deste complexo restringiu, em parte, a expansão urbana da freguesia e que, em contrapartida, a freguesia ao longo de mais de 30 anos não recebeu qualquer benefício direto pela disponibilização de um espaço que é seu". 

Por isso, "para começar, a IL Machico propõe a reabilitação do complexo náutico da Ribeira de Natal, que não só se encontra inativo e está em falta para a ocupação da juventude local, mas que também poderia ser motivo de atratividade para os praticantes de desportos náuticos", anuncia.

Além disso, "reconhecemos que a população local bem como visitantes beneficiariam de uma ciclovia e passeio pedonal que lhes permita uma deslocação mais segura até à Ponta de São Lourenço", propõe, acreditando Carolina Alves que, "através destas medidas, pretendemos recompensar a freguesia do Caniçal, que através da Zona Franca da Madeira tem proporcionado diversos benefícios à região e tem sido uma grande alavanca que salvaguarda a autonomia da RAM".

Recorda, em conclusão, que "a Zona Franca da Madeira é responsável por empregar entre 3 a 4 mil trabalhadores e representa em média 20% da receita total do Governo Regional da Madeira e 50% da receita total de impostos corporativos da RAM".