'MÃE' chega aos cinemas
A primeira longa-metragem "MÃE" do realizador madeirense João Brás já está nos cinemas desde ontem, inclusive nas duas que, na Madeira, estão mais à mão, o Cineplace Madeira e o NOS Cinemas Funchal. O filme retrata um tema que é tocante e que, seguramente, muitos passaram na sua vida. São 16 salas em todo o país.
"Onde traçamos o nosso limite?", questiona a sinopse do filme. "A Alzheimer é um tema cada vez mais presente na sociedade, e a proposta desta semana da Neblina Filmes é mesmo levar o público para uma zona muito sensível e real. 'MÃE' vem mostrar a complexidade do ser humano, um olhar muito cru, mas verdadeiro sobre todos nós", realça a produtora.
E acrescenta: "Esta família acaba por ser o reflexo de muitas famílias portuguesas que sofrem em silêncio e que se transformam ao longo do tempo. Mário – irmão mais velho - vem mostrar o papel do cuidador informal e toda a sobrecarga que este se sujeita todos os dias, onde parecem iguais. Samuel – irmão mais novo- veste o papel dos jovens de hoje em dia muito ligado às redes sociais e à constante afirmação e comparação social. Ambos se confrontam em torno da dependência de Dolores, a sua Mãe interpretada pela Teresa Faria, na pessoa doente de Alzheimer, através de um papel desafiante num olhar longínquo e ternurento, mas ao mesmo tempo arrebatador e desafiante na vida desta família."
Assim, 'MÃE' é "um drama sobre o amor, a demência e o envelhecimento escrito pelo madeirense João Brás, que se inspira na história da própria avó", justifica.
Pode ver o trailler no Instagram...
Ou no Youtube...