8 anos em 30 dias

O nível de investimento público (IP) de Portugal nos últimos 10 anos foi de 2,1% do PIB ano, o mais baixo da UE (Máx: 5% PIB ano; Média 3,2% PIB ano - Fonte: ECO, EUROSTAT).

Foi este baixo nível de IP e o aumento de 33 mil M€ da carga fiscal nos 8 anos de governação do PS, 4 dos quais com BE e PCP, que muito contribuíram para o excedente e redução do rácio da dívida pública em 2023-12-31.

As contrapartidas sabemos quais foram o sistemático incumprimento do IP inscrito nos sucessivos OE, a sistemática degradação das instituições públicas e dos serviços prestados com evidência mais negativa para o SNS, Justiça, Educação e infraestruturas públicas seja na sua manutenção seja na construção de novas absolutamente determinantes para alavancar o desenvolvimento da nossa economia.

É por demais evidente o impacto negativo para a nossa economia fruto da falta de IP estrutural nos últimos 8 anos de governação do PS com BE e PCP ainda que estes estejam sempre prontos a enjeitar as suas responsabilidades e a procurar remetê-las para quem não governou.

Segundo o economista e investigador Miguel Faria de Castro num ensaio publicado no ECO “Um ano de baixo investimento implica uma perda de stock potencial cujos efeitos na produtividade serão sentidos durante cerca de duas décadas. Uma década de baixo investimento implica, portanto, uma perda de stock potencial cujos efeitos poderão ser sentidos durante mais de um século“.

A falta de IP estrutural não só retrai o investimento privado nomeadamente o estrangeiro determinante para a inovação, melhoria da produtividade e criação de mais, melhores e mais bem remunerados empregos de modo a manter no País os nossos jovens.

Foi em tudo isto que o PS, BE e PCP falharam nos últimos 8 anos em que governaram Portugal.

Essa mesma esquerda que com a arrogância própria dos que estão sempre prontos a enjeitar as suas responsabilidades exige ao atual governo que faça em 30 dias o que eles não foram capazes de fazer em 8 anos.

Leitor identificado