Euro cai ligeiramente face ao dólar
O euro caiu hoje ligeiramente face ao dólar, após quatro sessões consecutivas de subidas, num dia em que foi anunciado que a inflação na zona euro se manteve inalterada em abril, embora a inflação subjacente tenha caído duas décimas.
Pelas 18:10 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,0872 dólares, quando na quinta-feira, pela mesma hora, negociava a 1,0875 dólares.
O euro também cedeu relativamente à libra, mas subiu face ao iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou o câmbio de referência do euro em 1,0844 dólares.
A taxa de inflação anual manteve-se, em abril, nos 2,4% na zona euro, confirmou hoje o Eurostat, divulgando que na União Europeia (UE) a subida de preços também se manteve nos 2,6%, face a março.
A taxa anual da inflação subjacente, que exclui os preços da energia e os dos alimentos não transformados, recuou, em abril, para os 2,8%, face aos 3,1% de maio.
A membro da comissão executiva do BCE Isabel Schnabel disse hoje, em entrevista ao jornal japonés Nikkei, que um corte nas taxas de juro em junho pode ser apropriado, mas alertou que para além desse mês há demasiada incerteza para falar numa eventual segunda redução em julho.
"Dependendo dos dados recebidos e das novas projeções dos especialistas do Eurosistema, um corte nas taxas em junho poderia ser apropriado. Mas o caminho para além de junho é muito mais incerto", disse.