JPP critica subida das listas de espera na saúde
O candidato do JPP à presidência do Governo Regional, Élvio Sousa, numa iniciativa levada a cabo na manhã desta sexta-feira junto ao Hospital Dr. Nélio Mendonça, voltou a criticar a crise das listas de espera na saúde.
O líder do partido condena a gestão de Miguel Albuquerque no sector: "As listas de espera para cirurgia, consulta e exame subiram 45% entre 2015 e 2023, são dados oficiais arrancados pelo JPP por via judicial ao governo PSD/CDS. Essa é a marca do falhanço das políticas de saúde de Albuquerque. E vejamos que, recentemente, o diretor clínico do Hospital, Júlio Nóbrega, revelou que este ano estão 37 mil madeirenses em lista de espera para consulta, cerca de 12% da população. E o mais grave, nesta gestão demasiado política da Saúde, é que estes utentes não sabem a sua posição na lista de espera, nem tão pouco sabem quando verão a sua situação resolvida, arrastando-se o problema de saúde por anos, senão década", disse na ocasião.
"Este é o momento de dar uma nova esperança aos utentes do serviço regional de saúde, e garantir uma gestão mais eficiente, humana e com uma redução drástica dos tempos de espera para uma cirurgia, consulta ou exame. É fundamental valorizar os profissionais, com a garantia de uma remuneração digna (médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica, assistentes operacionais e demais trabalhadores), investindo na dignificação e capacidade de resposta do setor público, mas sem medo de estabelecer uma articulação transparente e auditada com o privado quando o público não consegue resolver, em tempo útil, o tempo de espera que na Madeira levou oito anos a decretar", concluiu o cabeça-de-lista do JPP às eleições do próximo dia 26 de Maio.