Mural de Bordalo II alusivo à Freira da Madeira para sensibilizar e alertar
Resultado do projecto ‘Microplásticos e o seu impacte na Biosfera’
A apresentação pública do projecto ‘Microplásticos e o seu impacte na Biosfera’, incluindo no mural do artista Bordado II, referente à Freira da Madeira, patente na Avenida 25 de Maio, em Santana - junto à rotunda que dá acesso ao Parque Temático da Madeira – tem lugar esta sexta-feira.
O presidente do Governo Regional em gestão, Miguel Albuquerque, marca presença na apresentação do projecto, que é complementado com o descerrar uma placa informativa.
‘Microplásticos e o seu impacte na Biosfera’ é projecto da autoria dos alunos do 10.º 1 da Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral – Santana -, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, tendo sido uma das candidaturas vencedoras do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM).
O objectivo é sensibilizar a população em geral para o impacto dos microplásticos na Biosfera e para a importância de adoptam de hábitos de vida sustentáveis, que minimizem a sua libertação para o ambiente.
Das actividades desenvolvidas, destaca-se a construção de um mural alusivo à Freira da Madeira pelo Bordalo II, artista reconhecido a nível internacional.
A obra de arte à entrada da cidade nortenha vem valorizar o destino turístico que promove a sustentabilidade ambiental ao mesmo tempo que alerta para a necessidade de preservação de determinadas espécies, como é o caso da Freira da Madeira, ave marinha endémica que se encontra ameaçada e nidifica no Maciço Montanhoso Central da ilha.
Destaque também para a construção do mural estar inserido nas comemorações dos 40 anos da Escola B+S Bispo D. Manuel Ferreira Cabral, passando este a ser uma referência simbólica dessa celebração.
Este projecto, cujo investimento ascende a 30 mil euros pagos pelo Orçamento Participativo, é também a continuidade de uma investigação científica anterior, premiada a nível nacional no âmbito do Concurso Jovens Cientistas 2021, que teve como principal objectivo testar a utilização de bio filtros, à base de resíduos de bananeira e nano modificados com exo polímeros provenientes de microalgas e bactérias, na retenção de microplásticos de águas contaminadas.