Primeiro automóvel português a energia solar foi criado por madeirense há 37 anos
Recorde a edição de 17 de Maio de 1987, neste ‘Canal Memória’
“Chamaram-me louco quando contava que ia construir um carro, movido a energia solar… mas, eu nunca estive no trapiche! Até havia outros amigos, mas estes já em brincadeira, que me perguntavam quando iria ficar pronto o meu trabalho ... e se seria um avião ou um carro”. Foi desta forma que João Daniel Pereira deu a conhecer o seu trabalho. Foi o responsável pelo primeiro automóvel português movido a energia solar.
O empregado de escritório com paixão pela electrónica e pela mecânica criou aquele que seria o primeiro veículo movido a energia solar. Ao DIÁRIO explicou como tinha construído cada um dos componentes.
O motor foi construído a partir de um motor de arranque comprado num ferro velho. Quanto à caixa de velocidades, pertencia a uma mota. Os componentes foram adaptados por forma a funcionarem com a energia recebida do sol.
Ao todo, dispendeu cerca de 50 contos, sendo que os painéis solares foram dados por um amigo. Quando questionado se tencionava vender o carro, foi peremptório: O carro não sai de casa.
A verdade é que o carro não tinha licença para circular, apesar de João Daniel Pereira afirmar que este não representava qualquer tipo de perigo para os transeuntes. Chegou a participar na Festa da Flor com o veículo, mostrando-o com orgulho.