Bloco de Esquerda defende gratuitidade do Ensino Superior
Roberto Almada fez questão de destacar que o Bloco de Esquerda “sempre defendeu a gratuitidade do Ensino Superior e a abolição das propinas”. O partido esteve em campanha, esta manhã, junto à Universidade da Madeira, para um contacto mais próximo com os jovens universitários.
Nesse sentido, o cabeça-de-lista às eleições regionais avança que, no início da próxima legislatura, pretende apresentar um projecto para que o Governo Regional garanta a gratuitidade do Ensino Superior na Região e o pagamento de propinas aos estudantes universitários que residam na Madeira.
“Apesar de a Região não ter tutela da Universidade da Madeira, o Governo Regional não pode alhear-se da responsabilidade para com todos os estudantes madeirenses que frequentam o Ensino Superior”, disse Roberto Almada, acrescentando que, apesar dos apoios que já existem, muitos jovens passam por dificuldades.
O candidato lembrou que a Madeira é a região do país com maior risco de pobreza e é preciso trabalhar para colmatar essa questão.
Além disso, afirma que é preciso reforçar o financiamento do UMa pela tutela, considerando ser inaceitável que o Ministro da Educação tenha aconselhado a universidade a diversificar as suas fontes de financiamento. Roberto Almada esperava que o PSD-Madeira se demarcasse destas considerações.
“A República deve assumir a sua responsabilidade”, afirma o cabeça-de-lista.