‘Queen Anne’ e “belo Porto do Funchal” são “par perfeito”
Realizou-se, esta quarta-feira, a cerimónia de troca de placas, a bordo do navio ‘Queen Anne’, o mais recente navio da Cunard, que realiza a sua escala inaugural na Madeira.
Navio de cruzeiro ‘Queen Anne' já está atracado no Porto do Funchal
Chegou hoje por volta das 6h45 e parte amanhã, pelas 17h00, com destino a Lanzarote
“Que bom é ter este belo navio, que é o ‘Queen Anne’, neste belo Porto do Funchal. É uma conjunção perfeita”, sublinhou na ocasião, Inger Klein Thorhauge, a primeira mulher a comandar um navio da icónica companhia britânica.
A comandante, que esteve na Madeira pela primeira vez em 1997, confessa que o Funchal é um dos seus portos de eleição, “pela beleza do lugar, a hospitalidade das pessoas e a limpeza da cidade”.
Inger Klein Thorhauge, revelou ainda que a Madeira é a sua passagem de ano favorita.
Na cerimónia simbólica marcaram presença a presidente do conselho de administração da APRAM - Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, Paula Cabaço, e Chis Blandy, presidente da Blandy Shipping.
Em representação da CMF, marcou também presença cerimónia Bruno Pereira, que em 2004 subiu a bordo do icónico Queen Mary 2’, da Cunard.
O ‘Queen Anne’ chegou ao Funchal na manhã de terça-feira, proveniente de Southampton, com cerca 2.600 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo.
'Queen Anne' trouxe 3.600 pessoas que foram recebidas com folclore e carreiros do Monte
O navio 'Queen Anne' fez, esta manhã, a sua estreia no porto do Funchal, onde foi recebido por um grupo de folclore, bem como pelos carreiros do Monte. A bordo chegaram 2.600 passageiros e 1.000 tripulantes, que vão pernoitar na Região, saindo amanhã pelas 17 horas, rumo a Lanzarote.
Clube de Entusiastas de Navios promove exposição sobre a Cunard
O Clube de Entusiastas de Navios (CEN) assinalou a escala inaugural do ‘Queen Anne’ na Madeira com uma exposição dedicada à Cunard.
Pernoitou na Madeira, tendo a partida rumo a Lanzarote programada para esta quarta-feira, pelas 17 horas.
O rebocador ‘Ponta do Pargo’, da APRAM, vai acompanhar a partida do ‘Queen Anne’, assinalando o momento com uma saudação de água.
119 anos de ligação à Madeira
Construído nos estaleiros italianos da Fincantieri e lançado ao mar no passado dia 24 de Abril, é o navio número 249 da Cunard.
Foi baptizado em honra da rainha Ana, que governou o Reino Unido entre 8 de Março de 1702 e 1 de Maio de 1714.
De realçar que, pela primeira vez, desde 1999, a Cunard tem quatro navios a navegar, e, com o Queen Anne, completa uma frota de luxo que agora homenageia os nomes de todas as rainhas regentes britânicas no último milénio.
A Cunard — que celebra este ano 180 anos de operação — é das companhias de cruzeiros (em operação) com relação de maior longevidade com a Madeira.
O agenciamento do ‘Anne’, está a cargo da Blatas, Lda (Blandy Shipping), agente de navegação da Cunard desde 1905.
O primeiro registo de uma escala de navio cruzeiro da Cunard, na Madeira, remonta precisamente a esse ano, com a escala do ‘Caronia’, fundeado na baía do Funchal, na altura já agenciado pela Blandy Brothers & CA.
Segundo a APRAM, nas últimas duas décadas, os navios da Cunard efectuaram 112 escalas no Porto do Funchal, transportando perto de 205 mil passageiros.
Desde a inauguração da ampliação do porto comercial do Funchal, a 18 de Julho de 1962, já passaram pela capital madeirense 17 navios diferentes daquela companhia, num total acumulado de 397 escalas de navios de cruzeiro da Cunard.
A estreia do ‘Queen Anne’ no Funchal acontece 20 anos depois da primeira passagem pela Madeira do ‘Queen Mary 2’, na altura o maior navio de cruzeiro do mundo.
Novo navio da Cunard escolhe Funchal para primeiro cruzeiro e será recebido terça-feira em festa
O mais recente navio da companhia Cunard, o ‘Queen Anne’, vai estrear-se na Madeira na próxima terça-feira. O navio de cruzeiro, que navega com cerca 2.600 passageiros e 1.000 tripulantes a bordo, está a cumprir a sua primeira viagem comercial. Deve chegar ao Funchal pelas 07h00, numa escala que acontece 20 anos depois da primeira passagem pela capital madeirense do ‘Queen Mary 2’, que na altura era o maior navio de cruzeiros do mundo. Nesse dia 15 de Janeiro de 2004, a cidade parou para acompanhar a chegada daquele paquete e o cais do Funchal encheu-se de curiosos e entusiastas, para assistir àquela que foi também a primeira escala oficial da viagem inaugural do navio.
Com 323 metros de comprimento, o ‘Queen Anne’ é o segundo maior navio da companhia, só ultrapassado pelo ‘Queen Marry 2’ (345 metros), que continua a ser o mais antigo da frota da Cunard.
Por outro lado, o ‘Queen Anne’ é aquele que tem maior capacidade de transporte (2.996 passageiros e 1.225 tripulantes face aos 2.691 passageiros do ‘Marry 2’)
A companhia conta também com o ‘Queen Elizabeth’ e com o ‘Queen Victoria’, presenças habituais na passagem de ano na Madeira.
Conforme já foi noticiado, a autoridade portuária regional confirmou também a vinda do Queen Anne no réveillon 2024.
Refira-se que o ‘Queen Anne’ fez uma viagem inaugural reservada a convidados e à imprensa, desde Southampton (Reino Unido) até Lisboa e de volta a Southampton, mas a actual viagem é o seu primeiro cruzeiro comercial.