NOS Madeira apresenta futuro da indústria 4.0 com apoio do 5G
A NOS Madeira promoveu um encontro exclusivo com os representantes do sector industrial da Região, para debater os desafios da transformação digital e tendências futuras na indústria, apresentando casos de sucesso no paradigma da Indústria 4.0.
Sublinhando o compromisso da NOS com o desenvolvimento tecnológico da Região Autónoma da Madeira, o encontro contou com a participação de Tiago Mira, gestor de Melhoria Contínua da Sumol+Compal, que detalhou as melhorias operacionais obtidas com a implementação de uma solução inteligente de monitorização das linhas de enchimento, em tempo real, na unidade de produção da empresa em Almeirim, a primeira Fábrica 5G em Portugal, indica nota à imprensa.
A solução implementada preconizou a introdução de equipamentos 5G (NB-IoT) para recolha de dados no chão de fábrica e a obtenção em tempo real de indicadores do desempenho da linha. Isto permitiu conectar todas as linhas de produção, tratar informação em tempo real e agir com celeridade, nomeadamente na deteção e correção dos estrangulamentos existentes nas linhas de enchimento e identificar formas de maximizar o seu rendimento. No âmbito deste projeto, o pioneirismo da Sumol+Compal fez com que a empresa fosse também a primeira em Portugal na manutenção preventiva das máquinas das linhas de enchimento e embalagem Tetra Pak, com recurso a soluções alavancadas pelo 5G, acrescenta.
Os directores de indústria e de transformação digital da região presentes tiveram a oportunidade de conhecer em maior detalhe a visão da NOS para a Indústria 4.0 e o seu programa de fábrica eficiente, alicerçado nas tecnologias IoT – Internet of Things, Analytics, alavancadas pela quinta geração de comunicações móveis.
O 5G não é apenas uma evolução tecnológica, é um vector de transformação digital que vem dar a oportunidade às empresas madeirenses de estar na vanguarda da inovação industrial. A Madeira foi a primeira região em Portugal a ter a cobertura total do 5G da NOS, o que comprova o compromisso firme da empresa com a região. Hoje, reafirmamos a nossa disponibilidade e entusiamo no apoio à digitalização das empresas da Madeira rumo a uma indústria mais eficiente, sustentável e competitiva". Ricardo Cardoso, director geral da NOS Madeira
O programa de fábrica inteligente da NOS preconiza três pilares fundamentais de aplicação tecnológica para a optimização de resultados operacionais, e que compreendem a digitalização do chão de fábrica, o empowerment dos colaboradores e a automação.
Cada um destes pilares conta com diversas soluções tecnológicas concebidas para implementação em ambiente industrial para um maior conhecimento e intervenção no processo de produção. Na digitalização do chão te fábrica as soluções abrangem desde o controlo de consumos à monitorização em tempo real dos indicadores de desempenho (OEE), planeamento de produção, gestão da manutenção, digital twin ou plataforma Scala. Já na capacitação dos colaboradores, a NOS disponibiliza soluções que contribuem para o aumento da produtividade como a connected worker, remote assist e quality control. Na automação o portefólio de soluções integra o controlo de qualidade, detecção de incêndios, detecção de quedas, gestão de ocorrências, empilhadoras autónomas e robots colaborativos e drones.
O encontro abordou ainda as oportunidades do Aviso PT 2030 para a Madeira, que incentiva investimentos em tecnologias inovadoras com apoio financeiro que pode chegar até 45% a fundo perdido.