PAN defende reformulação do sector dos transportes públicos na Região
O PAN Madeira através da candidatura 'Força da Natureza', encabeçada por Mónica Freitas, esteve durante a tarde de hoje no concelho da Ribeira Brava. Em contacto próximo com a população, é no sector dos transportes públicos que recaem várias queixas.
O Partido PAN - PESSOAS - ANIMAIS - NATUREZA continua em contactos directos com a população, desta feita no concelho da Ribeira Brava, concelho esse com várias zonas altas, isoladas e onde o transporte público é o único e grande garante de mobilidade e ligação aos serviços. Reformular o sector é crucial e é a única forma de dar o passo na direção da transição energética e da equidade social. É impensável que, no ano que decorre e perante as opções tecnológicas que existem, ainda existam zonas na Madeira com apenas duas ligações diárias de autocarro por dia, indica comunicado à imprensa.
“Não serve criar um concurso pomposo para a renovação da frota se continuamos a apostar em motores a combustão, em modelos idênticos aos que comprovadamente estão obsoletos. Precisamos de hubs, de carrinhas eléctricas e/ou híbridas que façam as ligações frequentes até às centrais, precisamos de ouvir a população, precisamos criar um sistema por agendamento, precisamos reformular o sector de cima abaixo. Para aumentar o número de utilizadores do transporte público é preciso torná-lo atractivo e que o mesmo possa competir com o automóvel, senão, naturalmente, as pessoas terão mais dificuldade em fazer a transição”, refere a deputada do PAN Madeira, Mónica Freitas
O PAN defende a reformulação dos transportes públicos de forma mais sustentável e moderna com recurso ao estudo das rotas, dos horários e em modelo de parceria com carrinhas mais pequenas e tendencialmente elétricas. Ao mesmo tempo, propomos também a expansão do serviço de transporte por agendamento telefónico, próximo e que vá ao encontro das necessidades das populações mais isoladas e carenciadas. Finalmente e entre tantas mais medidas, atendendo a que a segurança dos passageiros é crucial, defendemos a melhoria de condições de luminosidade e dos abrigos para que todas e todos os passageiros se sintam seguros enquanto esperam pelo transporte, acrescenta o mesmo comunicado.
O PAN Madeira diz estar comprometido com a reformulação dos transportes públicos e precisa de mais força para levar as suas propostas ao parlamento.