PAN-Madeira pediu esclarecimentos ao Governo Regional sobre o Lar do Caniço
O PAN-Madeira informou, esta quarta-feira, que requereu esclarecimentos à Secretaria da Inclusão e Juventude sobre o Lar do Caniço - Jardim do Sol, face às denúncias enviadas para o partido relativamente à "degradação do edifício e negligência com as pessoas idosas".
O PAN-Madeira, através da deputada única Mónica Freitas, requereu pela Assembleia Legislativa Regional, conforme as alíneas g) e h) do n.º1 do artigo 8.º do Regimento, "esclarecimentos à Secretária Regional da Inclusão e Juventude, face às várias denúncias públicas relativamente à degradação do edifício e situações de negligência no cuidado às pessoas idosas".
Nós recebemos queixas em privado de pessoas que têm os seus familiares nesta residência para idosos e que estão preocupadas com as várias denúncias públicas face a situações de negligência com as pessoas idosas. Além disso referiram-nos a degradação do edifício, algo que já é do conhecimento público há algum tempo, assim como a negligência nos cuidados de higiene pessoal e de alimentação. Este não é um caso único, já outros lares foram polémicos pelas mesmas razões o que deve ser um sinal de alerta para a forma como olhamos para as pessoas idosas e cuidamos delas. Mónica Freitas, deputada do PAN-Madeira
Defende que esta é uma questão que deve ter o olhar sério de todos os partidos políticos, atendendo que somos um país envelhecido, temos muita população idosa e não podemos desconsiderar nem negligenciar a mesma. "É fundamental para o Pessoas-Animais-Natureza que se garantam as condições dignas de vida, a aposta na saúde e no acompanhamento social, que são imprescindíveis nestas faixas etárias", salienta.
Falamos de jovens, mas também é crucial olhar para as pessoas mais idosas e pensar a longo prazo em políticas de envelhecimento ativo. Defendemos a reabilitação das estruturas residências para idosos, a valorização dos profissionais desta área que é de grande desgaste, a aposta em tecnologias de reabilitação, o acompanhamento psicossocial e cuidados na própria casa, para que a resposta do lar seja a última opção. É para isso também importante olhar para a família e promover políticas de conciliação da vida pessoal, profissional e familiar. Mónica Freitas, deputada do PAN-Madeira
O partido aguarda pela resposta para melhor compreender esta situação em específico, dando voz às preocupações da população e estando disponíveis para soluções construtivas que garantam melhores condições.