Há 35 anos a televisão começava a 'abrir' ao meio-dia na Madeira
Recorde connosco, neste ‘Canal Memória’, a edição de 3 de Abril de 1989
“A partir de hoje RTP-Madeira abre ao meio-dia”, noticiava o DIÁRIO há 35 anos. Entre o nascimento da televisão pública em Portugal, em Março de 1957, e a actualidade houve um longo caminho a percorrer. A data de 3 de Abril de 1989 foi um dos passos históricos nesse caminho que hoje recordamos.
A RTP Madeira iniciou as suas emissões regulares a 6 de Agosto de 1972, cinco anos depois da inauguração da rádio pública na Madeira. Mas, até 1989, não havia televisão na parte da manhã.
Abertura de emissão RTP 70/80:
“O Centro Regional da Madeira da RTP começa hoje a emitir mais duas horas diárias. A televisão madeirense passa, assim, a abrir a partir das 12 horas no intuito de privilegiar o horário de almoço”, escrevia o nosso matutino há precisamente 35 anos.
A mesma notícia dava conta que “as duas horas de emissão acrescidas à programação normal” seriam “preenchidas com iniciativas de carácter recreativo e cultural não sendo possível, devido à Imitação de quadros, apresentar um serviço noticioso às 13 horas”.
De acordo com o DIÁRIO, a RTP-Madeira mantinha à data “cerca de 10 horas de emissão diária, em média, com·três serviços informativos elaborados e apresentados pela redacção local, para além dos programas de informação de âmbito nacional “24 Horas” e “Remate”.