Etiópia declara situação de emergência para travar cólera em território difícil
As autoridades regionais de Amhara, no norte da Etiópia, declararam uma situação de emergência para conter um possível novo surto de cólera num território altamente conflituoso, afetado nas últimas semanas por chuvas sazonais torrenciais.
O diretor-geral do Instituto de Saúde Pública de Amhara, Belay Bezabhi, confirmou o lançamento de uma operação para evitar a repetição da epidemia que ocorreu há dois anos e causou a morte de pelo menos 70 pessoas e infetou 3.800.
"Estamos a envidar todos os esforços para evitar que este possível surto se propague aos campos de deslocados internos", disse numa conferência de imprensa, noticiada pelo Addis Standard.
Dados recentes divulgados pelo Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) revelam mais de 29.800 casos de cólera e mais de 400 mortes registadas em dez regiões da Etiópia entre janeiro de 2023 e janeiro de 2024, com surtos particularmente graves nas regiões de Amhara, Oromia e Somali.
Recorde-se que Amhara é também palco de combates entre o exército e as milícias Fano, o que dificulta muito o acesso das equipas à zona.