DNOTICIAS.PT
Regionais 2024 Madeira

BE-Madeira exige "políticas públicas que defendam o direito dos madeirenses a uma habitação"

None

A candidatura do BE-Madeira às Regionais de 26 de Maio dedicou a acção deste domingo à habitação.

Junto à obra do 'Dubai Madeira', na Estrada Monumental, no Funchal, o partido começou por dar o exemplo desta construção que vai criar novos apartamentos..

Estamos aqui junto ao Dubai, onde estão a ser construídas dezenas de habitações e tal como aqui, por toda a ilha não falta construção de habitação. Na Calheta, em Câmara de Lobos, no Funchal não falta construção de habitação. No entanto, temos uma crise da habitação e essa crise deve-se principalmente e unicamente ao preço. Todos estes apartamentos ou todas essas habitações que são a ser construídas são depois para serem vendidas a 400, 500 mil, 1 milhão de euros e por aí adiante. E estes preços são totalmente incomportáveis e os madeirenses sabem disso. São totalmente incomportáveis com os salários que a classe média tem, com os salários que a juventude aufere e com a precariedade que a juventude também sente neste momento. E nesse sentido o que nós precisamos de fazer é de atuar no valor da habitação. O custo da habitação tem de baixar porque é este o cerne do problema. Dina Letra, BE-Madeira

Vai daí, o partido defende a necessidade de haver "políticas públicas que defendam o direito dos madeirenses a uma habitação, que defendam o direito dos madeirenses a viverem na sua cidade e que tenham direito a uma habitação que o seu salário possa pagar".

O Bloco de Esquerda lembra que tem apresentado no parlamento medidas que vão ao encontro dessa necessidade que os madeirenses sentem, das soluções para este problema da habitação que é grave na Ilha da Madeira. E falou dos valores altíssimos de compra e arrendamento no Funchal.

Para além dessas políticas públicas, é necessário também coragem. Coragem para ir enfrentar os lóbis do mercado, os lóbis da construção, os lóbis da especulação imobiliária, porque a especulação imobiliária que nós estamos a falar e o Bloco como disse, em propostas que para nós são eficazes para combater esse problema, precisamos nomeadamente de tectos às rendas, precisamos acabar com os vistos gold e criar restrições ao alojamento local, porque está aprovado já há estudos nesse sentido de que esses dois itens - os vistos gold e o alojamento local - têm roubado habitação aos locais. E precisamos também criar moratórias para termos moratórias à construção de hotéis ou de construção de luxo, porque a prioridade deve ser a habitação. Dina Letra, BE-Madeira

Concluiu dizendo que o BE se vai bater por estas propostas para que os madeirense e os porto-santenses tenham uma habitação digna "e a terem uma habitação que os seus salários possam pagar, porque ninguém quer viver à custa do Estado, toda a gente quer ter condições para poder pagar a sua casa".