Momentos-chave do MIUT 2024 em fotografias
Veja as imagens registadas por Miguel Espada da ASPRESS e pelos elementos da organização da prova
À meia-noite do sábado, 27 de Abril, começou a 15.ª edição do Madeira Island Ultra-Trail, com a prova de 115 km, a mais longa, que atravessa a ilha da Madeira no sentido noroeste-sudeste.
O evento é organizado pelo Clube de Montanha do Funchal e composto por provas em cinco distâncias. Na foto, Sidónio Freitas, da organização, a ser entrevistado para a transmissão que acompanhou o MIUT durante várias horas.
A partida foi no Porto Moniz, ao nível do mar, seguindo-se passagens, pelos pontos mais altos da ilha.

A edição deste ano conta com um número recorde de inscritos: 3.481 no total. 2.300 são atletas estrangeiros. No total estão representadas 58 nacionalidades. A França com 1.192 atletas é o país mais representado, seguindo-se Portugal (1.003). O MIUT é uma das provas fundadoras do World Trail Majors, o novo circuito mundial de trail running.
A 15.ª edição do Madeira Island Ultra-Trail prosseguiu na madrugada de sábado, após grandes momentos de trail running.
A prova maior, dos 115 km, que começou aos primeiros minutos da madrugada de sábado, continuou rumo à meta em Machico.
Depois do tempo seco no início da prova, em Porto Moniz, os atletas encontraram chuva, nevoeiro, vento e frio a partir dos Estanquinhos.
Um momento de pausa para 'abastecer' e retemperar forças.
No secretariado, o 'coração' do MIUT, tudo foi preparado ao pormenor. Há uma equipa que ficou acordada durante a noite em contacto constante com as equipas nos diferentes postos de controlo.
Norte-americano Ben Dhiman ganhou terreno aos seus adversários, especialmente ao português Miguel Arsénio, que chegou a estar na liderança.
A chuva apareceu, com vento e frio, mas nada fez travar o atleta dos EUA, rumo à vitória.
Público em Machico à espera dos seus favoritos, dando apoio incondicional.
Em Machico, todos aguardavam pela chegada do vencedor, Ben Dhiman.
Bem Dhiman venceu a prova dos 115 km do Madeira
Island Ultra-Trail, cruzando a meta perante um banho de multidão.
Na estreia na Madeira, o atleta norte-americano, em representação da ASICS, completou a prova principal do MIUT em 13:52:46 horas. O melhor português foi Nélson Santos, atleta do Runners do Demo, que ficou "fascinado” com a organização da prova.
As marcas da dureza da prova.
Uma 'selfie' para a posteridade.
Quem corre por gosto, não se cansa, já diz o povo, mas por vezes magoa-se. Nada de grave, claro.
Quando o cansaço chega, vem o descanso dos 'guerreiros'.
Já a vencedora na prova feminina dos 115 km do Madeira Island Ultra-Trail foi a italiana Martina Valmassoi, que dominou grande parte da prova, cortando primeiro a meta em Machico.
O público madeirense e visitante foi incansável no apoio.
Vitórias suíças na prova dos 85 km do MIUT. Ramon Manetsch dominou a prova praticamente do princípio ao fim e até bateu o recorde (8:46.35), que pertencia ao inglês Thomas Evans desde 2022. Manetsch completou o percurso em 8:44:28 horas, com 18:29 minutos de vantagem sobre o 2.º classificado, o norte-americano Caleb Olson.
Entre as atletas femininas a vitória para a suíça Ariane Wilhem, que completou os 85 km em 10:35:42 horas, seguida da espanhola Sílvia Puigarnau, que concluiu o percurso em 11:00:04 horas.

A prova masculina de 60 km foi uma das mais equilibradas. A vitória sorriu ao norueguês Pavel Serov, mas com apenas 47 segundos de vantagem sobre o italiano Massimo Farcoz.
Em femininos, o domínio foi total por parte da espanhola Anna Tarasova, que completou o percurso em 06:55:59 horas, menos 15:08 minutos do que a alemã Miria Meinheit.
Os 42 km de percurso entre o Monte e Machico tiveram domínio francês. Entre os atletas masculinos, Adrien Corvasier completou os 42 km em 03:29:16 horas, menos 47 segundos do que o italiano Massimo Farcoz, que terminou em 2.º lugar. O português Ricardo Carreira fechou o pódio, contabilizando 03:34:59 horas.
Entre as atletas femininas, a francesa Laure Desmurs terminou a prova em 04:17:21 horas, menos 04:03 minutos do que a atleta italiana Elisabetta Negra, 2.ª classificada.
Já na manhã deste domingo, o espanhol Eduard Hernandez Teixidor, da equipa Matxac, completou os 16 km, a prova mais curta do evento, em 01:03:31 horas, estabelecendo recorde na distância, que pertencia a Jules Delabelle. No ano passado o francês tinha completado o percurso de 16 km em 1:05:28 horas.