Villas-Boas festeja vitória histórica
A candidatura de André Villas-Boas, através de José Pereira da Costa, apontado à área financeira do FC Porto, assumiu "uma vitória expressiva" nas eleições de sábado, mas pediu "paciência" enquanto não são conhecidos os resultados oficiais.
Numa curta intervenção, interrompida várias vezes pelos cânticos de apoio ao novo presidente e ao clube, José Pereira da Costa falou de uma "eleição histórica, com praticante 27 mil votantes", deu ainda conta de "um grande dia", mas lembrou que "os resultados estão ainda a ser apurados".
"Os resultados apontam para uma votação expressiva na lista de André Villas-Boas, mas, por respeito a todos os sócios e simpatizantes, queríamos pedir-vos para esperarem os resultados oficiais e o discurso de Villas-Boas", referiu.
Ex-treinador do FC Porto, André Villas-Boas está prestes a tornar-se o 34.º presidente da história do clube, quebrando um 'reinado' de mais de quatro décadas de Pinto da Costa, na sequência do ato eleitoral mais participado de sempre, com mais de 26.000 votantes.
A inédita eleição de André Villas-Boas, de 46 anos, implica o fim do 'reinado' presidencial de Pinto da Costa, de 86 anos, que já comandava o FC Porto há 42 anos, desde 17 de abril de 1982, tornando-se, desde então, o dirigente com mais títulos e longevidade do futebol mundial.
As eleições dos órgãos sociais do FC Porto para o quadriénio 2024-2028 são disputadas por três candidaturas, lideradas por Pinto da Costa (lista A), André Villas-Boas (B), antigo treinador da equipa de futebol, e Nuno Lobo (C), empresário e professor, incluindo ainda uma lista independente ao Conselho Superior comandada por Miguel Brás da Cunha (D).