Fisco avisa contribuintes para 'emails' falsos sobre pagamento de reembolsos
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de 'emails' fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos 'links' fornecidos.
"A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são fornecidos", refere o aviso publicado no Portal das Finanças.
Como habitualmente nestas situações, a AT partilha exemplos dessas mensagens falsas, nomeadamente uma em que o "Estimado cliente" é avisado de que "tem direito a um reembolso de 250,20 euros".
Noutra destas mensagens falsas, o "Caro contribuinte" é informado de "que a sua Declaração de IRS, entregue a 10-04-2024 foi considerada inválida", e numa outra o "Caro Luís" é avisado de que "devido a uma alteração" a AT lhe "recalculou os impostos" e que lhe serão "devolvidos 48,84 euros devido ao pagamento a mais".
Todas estas mensagens incluem um 'link' falso, com indicação para o contribuinte lhe aceder. E é precisamente este o passo que a AT sublinha que não deve ser feito em qualquer circunstância.
"Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos 'links' sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação", salienta a AT.
Desde o início deste ano, esta é já a quinta vez que a AT alerta para a existência de mensagens fraudulentas.