Albuquerque destaca "efeitos multiplicadores na economia" do Europeu de Natação Adaptada
O Campeonato Europeu de Natação Adaptada Open, que decorre há uma semana nas piscinas da Penteada, envolve 450 nadadores, mil colaboradores das selecções dos 50 países representados e 250 voluntários na organização, muitos deles alunos de cursos técnico-profissionais. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou, esta tarde, o local onde decorre esta competição internacional e destacou precisamente os seus "efeitos multiplicadores na nossa economia", desde logo na hotelaria, e "também na aprendizagem dos nossos jovens".
"O voluntariado é uma experiência única e traz para nós algo que é importante, que é a afirmação da natação nas suas diversas modalidades no contexto internacional. Estes eventos são de importância determinante para a Região Autónoma. É mais uma inserção da Região Autónoma naquilo que nós pretendemos, de ser uma região cosmopolita, aberta ao mundo", acrescentou Albuquerque, que deu os parabéns e agradeceu pelo trabalho "muito útil e profícuo" da Associação de Natação da Madeira e à Federação Portuguesa de Natação. "O presidente Avelino Silva e a sua equipa têm sido extraordinários na afirmação da natação madeirense nos contextos nacional e internacional. É evidente que vamos continuar a apoiar", prometeu o governante.
O presidente da Associação de Natação explicou que este campeonato "é uma prova importante porque é a última oportunidade de acesso aos Jogos Paralímpicos que vão acontecer em Paris". Até agora, "está a correr lindamente". "A Madeira, mais uma vez, contribuiu e ajudou a Federação e o comité internacional a trazer até nós mais uma grande prova, potenciando desta forma este grande complexo [de piscinas da Penteada] e contribuindo para o turismo desportivo da Madeira", completou Avelino Silva.