Requalificado Viveiro Florestal dos Salões tem impulsionado a produção de plantas essenciais
Infra-estrutura do Porto Santo já produziu mais de 24.000 plantas de 35 espécies distintas desde a intervenção em 2023
O requalificado Viveiro Florestal dos Salões, no Porto Santo, tem impulsionado a produção de plantas essenciais, sendo que desde a sua melhoria, em 2023, foram produzidas mais de 24.000 plantas de 35 espécies distintas.
Em nota emitida, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza, IP-RAM, entidade responsável pela requalificação destaca que a intervenção, um investimento de 650.000 €euros apoiado pelo PRODERAM, "foram projectadas não apenas para melhorar as condições de trabalho, mas também para fortalecer o potencial produtivo do viveiro".
Foi precisamente isso que a entidade comprovou: "O viveiro agora exibe uma capacidade produtiva renovada e ampliada, pronta para enfrentar os desafios contemporâneos".
O foco actual do viveiro reside na produção de plantas vitais para impulsionar os esforços de reflorestação e ornamentação.
"As plantas cultivadas desempenharão um papel crucial na substituição dos espécimes de palmeira, que têm sido atacados por uma praga de escaravelho, representando assim uma resposta eficaz a este novo desafio enfrentado pela ilha", refere o IFCN, acrescentando que a infra-estrutura "assume um papel proativo na prevenção da introdução de espécies que possam perturbar os ecossistemas locais, seja através de invasões ou problemas fitossanitários".