Entre conquistas e fracassos

erdade e quando se apregoam aos 4 ventos dos sucessos que advêm dessas conquistas, será que a sociedade se poderá rejubilar dos muitos benefícios conquistados? A condição de liberdade, de ser livre e de ter autonomia para agir e tomar as decisões, é um conceito muito questionado pela filosofia. Averigue algumas citações sobre liberdade vistas por muitos filósofos utilizadas em textos, trabalhos ou para inspirações próprias. E perguntamo-nos: mas afinal o que é liberdade? será não sermos escravos de circunstância alguma, de qualquer tipo de ameaça ou de qualquer oportunidade. Só seremos livres quando não tenhamos de procuramos fora de nós próprios a resolução dos nossos problemas.

Porque se a liberdade significa alguma coisa, será sobre tudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir. (George Orwell)

Quando a liberdade põe em causa os valores que defendemos nos quais acreditamos, será que vale a pena continuar a lutar por essa liberdade? Infelizmente os valores da sociedade atual criou um fosse enorme. A falta de valores e da afetividade que os pais transmitem aos filhos foi substituída por dogmas, crença e modelos que em nada preenchem os afetos. Aquilo a que vulgarmente se designava de baboseira de criança, não era mais do que a manifestação do vínculo fortíssimo que uma mãe geradora de vida e de um pai protetor transmitiam às crianças o hello de ligação que desprendia o cordão umbilical, mas que mantinha a dependência dos filhos para com os pais. Substituiu-se pela educadora o trabalho assignado naturalmente à mãe e as regras da sociedade e leis produzidas para doutrinar, a função do trabalho protetor do pai. A família deixou de ter a responsabilidade na formação do ser humano e passou essa responsabilidade aos governos (estado) e o estado que deveríamos ser os cidadãos passamos a ser os produtores de bens para sustentar essa forma indireta de excursar-nos das nossas reais responsabilidades e passarmos única e exclusivamente a ser do tipo galinhas de aviário, comer produzir e dormir pelo meio os governantes criaram meios de distração para subtilmente tirar-nos o tempo de dar a atenção ao que realmente interessa e passarmos a dedicar esse tempo só para nós, num egoísmo atroz que no fundo só serviu como método de degradação do que deveria ser a sociedade equilibrada, no humanismo e nas responsabilidade dos cidadãos. Porque ser responsável exige muito de nós, dá muito trabalho e nos tempos de hoje tornou-se muito complicado ter disponibilidade para essa tarefa. Não temos tempo para cuidar dos filhos, em contrapartida não podemos perder um jogo de futebol, um convívio entre amigos, umas semanas de férias bem passadas em lugares exóticos, uma ida ao ginásio, um carro para cada membro da família porque a sociedade criou essas necessidades, a de protagonismo e ostentação e daí faltar o orçamento, o tempo e os sentimentos para cuidar de 3 ou 4 filhos. Porque cuidar da família exige tempo, responsabilidade, dedicação, esforço e até algum sofrimento e dor própria do ser humano e que a sociedade moderna quis dispensar dando-nos outras ocupações. Resgatar os valores da sociedade e devolver às famílias a sua autêntica e verdadeira função será esse o princípio duma nova sociedade onde o futuro tenha como pilar a família e criar as bases para o fim da guerra e devolver ao mundo a paz. Só o amor vencerá.

A. J. Ferreira