A conhecida ‘air fryer’ é a tendência do momento. Muitos madeirenses já procuram esta fritadeira de ar quente para confeccionar pratos que consideram mais saudáveis, nomeadamente com menos gordura. Mas será que este equipamento também tem desvantagens?
Tal como tudo, há vantagens e desvantagens em utilizar a ‘air fryer’. Um estudo realizado pela Deco Proteste revela que o facto desta fritadeira usar muito menos óleo do que as tradicionais causa menos odores em casa. Além disso, são mais práticas de usar, lavar e arrumar, pois são, em regra geral, mais leves.
Neste estudo ficou também comprovado que os pratos aqui preparados fazem menos mal à saúde do que os confecionados em fritadeiras a óleo, pois precisam de menos gordura.
Por outro lado, os fritos a ar quente podem ser menos crocantes, o que poderá não agradar a todos.
A desvantagem é que fritar ‘sem óleo’ não impede a formação de acrilamida, uma substância potencialmente cancerígena que surge em alimentos ricos em açucares e em aminoácido quando submetidos a elevadas temperaturas.
“Ainda não é claro se os equipamentos a ar conduzem a menor produção daquela substância do que os banhos de óleo. Alguns estudos apontam para quantidades ligeiramente inferiores. Outros, para teores idênticos, mas o potencial de formação está sempre presente”, explica a Deco Proteste.
A boa notícia é que a ‘air fryer’ funciona como um pequeno forno, permitindo confecionar vários pratos.
Enquanto numa fritadeira a óleo utiliza um banho de óleo a alta temperatura para fritar os alimentos, na fritadeira a ar quente podemos deitar apenas uma gota de óleo ou azeite que, ao serem sobreaquecidos, passam pelos alimentos e replicam o efeito fritura.
Como utilizar a ‘air fryer’?
A maioria das fritadeiras inclui programas automáticos para carne, peixe, batata fresca ou congelada, pizza ou sobremesas. Apesar de terem tido várias melhorias com o passar dos anos, houve apreciações negativas do painel de avaliadores, em grande parte devido ao aspecto pouco apetitoso e à falta de crocância das batatas fritas.
Tem de ter em conta a quantidade que quer cozinhar, pois normalmente se tiver de cozinhar para uma família numerosa vai ter de repetir o processo mais do que uma vez.
Segundo a Deco Proteste, o tempo de preparação é outra variável a considerar. Quanto maior for o tempo e mais alta a temperatura selecionada, maior será o consumo de energia.
Os estudos indicam também que “estes aparelhos, no geral, não são muito gastadores”. Comparativamente ao forno eléctrico, demoram, por exemplo, menos 10 minutos a preparar 100 gramas de batatas fritas e consomem cerca de três vezes menos. Nalguns modelos é possível utilizar programas para determinadas frituras já definidas. Não é aconselhável ultrapassar os 175ºC na hora da fritura.
Como evitar a acrilamida?
Tal como referido acima, a acrilamida foi classificada como potencialmente cancerígena pela Agência Internacional para a Pesquisa do Cancro. No caso das batatas fritas, existem vários factores que podem influenciar a formação de acrilamida, como a variedade, a temperatura a que são conservadas e até a forma como são cortadas. Para minimizar a formação de acrilamida, a Deco Proteste deixa algumas dicas:
- Selecione variedades de batatas adequadas para fritura (com baixo teor de açúcares redutores). Consulte os rótulos das batatas pré-embaladas.
- Conserve-as correctamente. As batatas devem ser guardadas a uma temperatura entre 6ºC e 10ºC. Quanto mais baixa for a temperatura de armazenamento, maior quantidade de açúcares redutores se forma.
- Evite que as batatas armazenadas germinem (‘grelem’). Para isso, guarde-as num local escuro: na despensa, por exemplo.
- A espessura dos palitos influencia a formação de acrilamida nas batatas fritas: palitos mais espessos contêm menores níveis desta substância do que palitos mais esguios.
- Antes de fritar, e depois de cortadas, passe as batatas por água quente. Esta operação permite uma remoção significativa dos níveis de açúcares presentes nas batatas.
- Seque-as bem antes de as fritar, envolvendo-as num pano ou em papel de cozinha.