CDU exige a "urgente criação" da Reserva Agrícola da Região
A CDU esteve esta terça-feira numa acção de contacto com agricultores da Costa Norte da Madeira para "defender a implementação de medidas para defender a produção regional e, em particular, o sector primário".
No concelho do Porto Moniz, o deputado Ricardo Lume, referiu que "cada dia que passa existe menos área agrícola na Região Autónoma da Madeira devido ao facto da política do Governo Regional afastar as pessoas da agricultura e por não existir uma política de ordenamento territorial que reserve os solos de qualidade para a agricultura".
Denunciou que "a Região Autónoma da Madeira é a única do país que não tem reserva agrícola, 30 anos após a sua implementação a nível nacional".
O que acontece é que, perante o facto da inexistência da Reserva Agrícola Regional, os solos com boa capacidade de produção estão a ser ocupados pelas urbanizações e os agricultores estão a ser empurrados cada vez mais para zonas mais altas, onde as atividades agrícolas enfrentam piores condições de desenvolvimento. Ricardo Lume, deputado da CDU
Concluiu defendendo que, "atendendo a que um correto ordenamento do território deverá reconhecer e salvaguardar áreas territoriais com particulares potencialidades para o desenvolvimento das actividades agrícolas, a CDU defende a urgente criação da Reserva Agrícola Regional por constituir um elemento fundamental para promover a atividade agrícola na Região Autónoma da Madeira, para a valorização e preservação da paisagem natural do arquipélago".
Pretende-se, assim, "contribuir para a criação de uma das componentes mais relevantes para a preservação do património natural e da biodiversidade, visando promover uma visão integrada e abrangente do património e dos recursos e valores naturais da Região".