DNOTICIAS.PT
PUB
PUB
Regionais 2024 Madeira

Cafôfo assegura que o PS vai baixar o IVA e o IRS na Madeira se chegar ao poder

Sérgio Gonçalves vai defender "da melhor forma" a Madeira no Parlamento Europeu

None

Paulo Cafôfo garantiu hoje que, com um Governo Regional do PS, haverá uma redução do IVA e do IRS na Madeira.

Durante uma conferência de imprensa, o presidente do PS-M e candidato a presidente do Governo Regional explicou que a Região tem a possibilidade de reduzir os impostos em 30%, mas que o Executivo não o faz, ao contrário do que já acontece nos Açores. No entender do líder socialista, a Autonomia tem de ter uma aplicabilidade prática e uma consequência directa na vida dos madeirenses e dos porto-santenses, não podendo “ser só um conceito que consta do dicionário ou da Constituição”.

PUB

Paulo Cafôfo deu conta que, no ano passado, houve um recorde de receita fiscal na Região, correspondente a um aumento de 19%. No total, disse, foram arrecadados 1,2 mil milhões de euros, sendo que, se fosse aplicada a redução de 30% prevista, isso representaria uma poupança “nos bolsos de quem vai por exemplo a uma bomba de gasolina encher o depósito ou de quem vai a um supermercado encher um carinho de compras”.

O candidato do PS-M lembrou que, em 2023, a Região arrecadou um recorde de 550 milhões de euros de IVA e defende que, a exemplo do que acontece nos Açores, a taxa baixe na Madeira de 22% para 16%. “O Governo Regional deveria ter aqui outra opção, que seria estes impostos ficarem para as famílias madeirenses e porto-santenses, as quais, com este desafogo, viveriam melhor”, referiu.

De acordo com Paulo Cafôfo, o mesmo se passa em relação ao IRS. “Seja no IVA ou no IRS, aquilo que o PS defende é outra forma de encararmos a Autonomia pela via da fiscalidade”, declarou, acrescentando que “o PSD não pode estar a defender uma revisão da Lei das Finanças Regionais, ou mesmo que a Região tenha um regime fiscal próprio, quando, neste momento, com os instrumentos que tem ao seu dispor, não baixa esses mesmos impostos”.

A outro nível, questionado pelos jornalistas sobre cenários pós-eleitorais, o líder socialista disse que o PS está focado em ter o melhor resultado possível, que lhe permita formar Governo. Adiantou que "só há duas pessoas que podem ser presidentes do Governo", ele próprio ou Miguel Albuquerque, e aproveitou para alertar que votar em partidos como o Chega, a Iniciativa Liberal, o CDS ou o PAN é "estar a contribuir para que Miguel Albuquerque continue à frente do Executivo".

“A opção é clara, é votar no PS, porque somos os únicos capazes de provocar a mudança na Região e um virar de página”, sublinhou.

Sérgio Gonçalves vai defender "da melhor forma" a Madeira no Parlamento Europeu

Abordado sobre a lista de candidatos do PS às eleições europeias, Paulo Cafôfo mostrou-se satisfeito com o facto de Sérgio Gonçalves ser o candidato indicado pelo PS-Madeira, destacando o facto de este ser "uma pessoa com provas dadas, seja na sua vida profissional, seja na vida política". Trata-se de “uma pessoa com competência, com muito empenho e com uma capacidade de trabalho que garante que irá defender no Parlamento Europeu os madeirenses e os porto-santenses, como deputado português eleito pela Madeira”, expressou.

PUB

O presidente do PS-M considerou que o oitavo lugar na lista é elegível e lembrou que, historicamente, o partido tem conseguido sempre eleger oito deputados, tendo, nas últimas eleições, eleito nove parlamentares. “É um lugar perfeitamente elegível e estamos convencidos que o Sérgio Gonçalves vai ser eleito e vai defender, da melhor forma, com grande competência, a Madeira e o País no Parlamento Europeu”, sublinhou.

Podcasts

×