Jorge Carvalho destaca estabilidade do sistema educativo da Madeira
Secretário regional aponta que a aprendizagem é um processo que acontece nas escolas da Região com "tranquilidade" e "normalização"
Governante congratula-se com a colaboração positiva entre o executivo madeirense e o Sindicato Independente de Professores e Educadores
O secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, participou este sábado, 20 de Abril, na sessão de abertura das VII Jornadas da Educação do Sindicato Independente de Professores e Educadores da Madeira, que decorre no Hotel Four Views Monumental. O governante aproveitou para destacar os avanços conseguidos nos últimos anos que permitem, hoje, haver estabilidade no sistema educativo da Região.
O governante atribui as conquistas à boa cooperação entre o Governo Regional e o Sindicato, entidade que prestou um "contributo muito significativo para a tranquilidade e para a normalização do sistema educativo".
Jorge Carvalho recorreu ao tema da iniciativa, - 'Aprendizagem, Inovação Pedagógica e Inclusão' -, para afirmar que na Madeira a aprendizagem acontece com os professores "na sala de aula", com a garantia de que as aulas acontecem e com as famílias descansadas sabendo que "sempre que se deslocam para deixar os seus filhos nas escolas, as aulas vão efectivamente acontecer" com inovação pedagógica e inclusão, promovendo o sucesso de todos os alunos de forma adaptada e individual.
"Hoje nós temos todas as nossas crianças, todas os jovens na escola, isso é que é a verdadeira integração", frisou, lembrando que a Educação na Região "absorve e inclui todos os alunos" com "respostas também para todos".
A Região tem procurado criar condições do ponto de vista infra-estrutural e do ponto de vista pedagógico, dando às escolas, aos professores, um conjunto de condições que lhes permitam, efectivamente, responder a esse grande desafio de proporcionar aprendizagens, de desenvolver um conjunto de competências e de talentos. É isso que a sociedade espera da escola, uma escola que seja capaz de criar as condições para que qualquer jovem possa definir o seu percurso para um projecto de vida que queremos que seja capaz e competente, acima de tudo, enquanto cidadão, que é isso que, efetivamente, é relevante. Jorge Carvalho