DNOTICIAS.PT
Madeira

Arranca hoje o 19.º Congresso Regional do PSD-Madeira

Ultrapassado o acto eleitoral interno que reelegeu Miguel Albuquerque, a mensagem é de união

Miguel Albuquerque defende moção 'Honrar a nossa história: autonomia e progresso'. Foto Hélder Santos/ASPRESS
Miguel Albuquerque defende moção 'Honrar a nossa história: autonomia e progresso'. Foto Hélder Santos/ASPRESS

Tome nota dos destaques da agenda do dia.

O Centro de Congressos acolhe, este fim-de-semana, a 19.ª reunião magna do PSD-Madeira. Um encontro que arranca logo pelas 9h00 e que terá, naturalmente, os olhos postos nas eleições Regionais agendadas para o dia 26 de Maio.

Como será evidente, e na ressaca das directas que reconduziram Miguel Albuquerque à liderança do partido, um dos grandes desafios deste congresso será, certamente, o de interiorizar e exteriorizar a união entre os militantes que se dividiram há precisamente um mês.

Montenegro não vem ao congresso do PSD/M

O presidente do PSD e primeiro-ministro de Portugal já não vem ao Congresso do PSD/M, que acontece este fim-de-semana.

Confirmada está a ausência do líder nacional, Luís Montenegro, de visita a Cabo Verde. A substituí-lo virá o secretário-geral e líder parlamentar do PSD, Hugo Soares.

Ao leque de ausentes juntar-se-á, igualmente, o histórico dirigente Alberto João Jardim, apoiante de Manuel António Correia nas internas do passado dia 21 de Março.

Ora, ultrapassado o acto eleitoral que reelegeu Miguel Albuquerque com 54,3% dos votos, a mensagem de unidade é bem elucidativa na sua moção 'Honrar a nossa história: autonomia e progresso'.

É importante estarmos cientes que a futura liderança do PSD-Madeira, necessita da força e unidade de todos os nossos militantes, onde as nossas diferenças legitimas e naturais, se esbatem perante o interesse maior que é a nossa Madeira. Miguel Albuquerque

Agora, com a casa arrumada, será tempo de limpar espingardas e reunir as tropas para o desafio eleitoral que se avizinha, desta feita sem a companhia do CDS, parceiro de coligação que vai agora arregaçar as mangas e seguir para eleições sozinho - tal como o PSD.

Até porque, ainda no último fim-de-semana, José Manuel Rodrigues, recém-eleito líder do CDS-Madeira, desferiu duras críticas à forma como o casamento chegou ao fim. O centrista não deverá ficar sem resposta.

"Não nos peçam para assumir os erros ou pagar os pecados de outros"

Oito anos depois José Manuel Rodrigues volta à liderança do CDS-PP Madeira. O novo líder começou por referir que CDS que "sempre foi a consciência crítica desta coligação e garante da estabilidade e da governabilidade e foi uma vítima colateral de toda esta situação", mas se houve alguém que, no meio da tormenta, teve sentido de responsabilidade e sentido do interesse regional, "foi o CDS", os seus dirigentes, governantes e parlamentares.

Galhardetes ao ex-parceiro que não deverão escapar em algumas das intervenções às quais o DIÁRIO e a TSF-Madeira vão prestar devida atenção - com natural eco informativo, em directo e permanência.

De volta à moção de estratégia global - que será apresentada no 19.º Congresso Regional do PSD-Madeira - Miguel Albuquerque também não esquece a oposição e contextualiza tudo o que nos guiou até aqui.

"O PSD-Madeira realiza o seu congresso devido a uma situação atípica, que interrompeu, subitamente, o ciclo governativo de sucesso que o nosso partido liderava", recorda.

Como toda a gente já percebeu, a actual crise política e o processo de averiguação judicial em curso deriva de um conjunto de denúncias falsas e narrativas vis espoletadas deliberadamente pelos nossos adversários políticos, designadamente alguns elementos do PS-Madeira, que através destes processos torpes de tentativa de judicialização e criminalização da activadade política, apenas pretendem instalar na Região um clima de suspeição generalizada e de desconfiança social, propícia à paralisação da nossa economia e do surto de investimento em curso, tentando obter por via indirecta aquilo que nunca conseguiram obter nas urnas. Não vão alcançar os seus objectivos. Miguel Albuquerque

E o militante número 4.626 e primeiro subscritor desta moção vai mais longe: "Aliás, basta verificar, as reacções alucinadas de alguns dirigentes da esquerda regional, para percebermos como estamos perante a mais agressiva tentativa de assalto ao poder na Região Autónoma da Madeira. O que nunca conseguiram, democraticamente, pelo voto, ao longos dos últimos 48 anos, tentam agora da forma mais descabelada."

'Agarrar o Futuro' de Bruno Melim, em nome da JSD-Madeira; 'Justiça social, salarial e geracional: o caminho para o progresso' de Amílcar Gonçalves em nome dos TSD-Madeira; 'Princípios fundamentais' da autoria de Rubina Berardo e 'Por uma autonomia forte' que tem como primeiro subscritor Medeiros Gaspar são as propostas temáticas submetidas à mesa.

Outros eventos

9h00 - Abertura das VII Jornadas de Educação subordinadas ao tema 'Aprendizagem, Inovação Pedagógica e Inclusão' no Hotel The Views Monumental;

9h30 às 12h30 - Associação de Folclore e Etnografia promove formação 'À volta com os tecidos'. Terá como convidados José Joaquim Ferreira Marques e a designer de moda Francisca Inácio no Centro Cultural John dos Passos, em Ponta do Sol;

10h00 - Cerimónia de Abertura da XXI edição do Fórum de Arbitragem no auditório da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia;

10h00 - Comitiva da Comissão Nacional de Eleições terá reunião com as Juntas de Freguesia no Palácio de São Lourenço;

10h00 às 12h00 - Oficina para Escrita 'Tive uma ideia. E agora?' na Biblioteca Municipal do Funchal;

10h00 às 13h00 - Ordem dos Médicos dinamiza sessão 'Ordem de Ideias' sob a temática do sigilo médico e responsabilidade civil na sede do Conselho Médico.

10h00 às 15h00 - XI Encontro Literário de Leitura em voz Alta no Colégio dos Jesuítas;

11h00 - Conferência de imprensa do PS-Madeira junto à entrada do Bairro da Quinta Falcão, em Santo António;

12h10 - Rampa da Camacha;

12h30 - PAN planta 650 árvores nas serras de Santo António

13h00 às 13h30 - Visita Temática de Páscoa ao Museu de Arte Sacra do Funchal;

15h00 - Comemoração do 50.º Aniversário do 25 de Abril em Machico com exposição alusiva à efeméride no Largo do Município;

15h00 - AD Galomar - V. Guimarães (basquetebol masculino) no Pavilhão do Caniço;

16h00 - CDU organiza iniciativa de natureza cultural e política sobre Rui Nepomuceno e os 50 anos de Abril na sede do partido;

16h00 - José Manuel Rodrigues preside, em Viseu, ao XXXI Congresso Nacional do CDS.

16h00 - Madeira SAD - Colégio Gaia (andebol feminino) no Pavilhão do Funchal;

16h00 - Marítimo - Águas Santas (andebol masculino) no Pavilhão do Marítimo;

16h00 às 19h45 - 39.º Encontro de Bandas Filarmónicas da Região Autónoma da Madeira na Ribeira Brava;

18h00 - Abertura da exposição Le Corbusier/Oscar Niemeyer com a presença do bisneto Paulo Sérgio na Galeria Lourdes;

18h00 - Concerto da OCM (Ensemble XXI) com Mariana Ornelas na Assembleia Legislativa da Madeira;

19h00 - Concerto Comemorativo dos 120 de Luiz Peter Clode 'O piano romântico português' no Teatro Municipal Baltazar Dias;

20h30 - Casa do Povo da Calheta promove concerto interactivo com o Tenor Alberto Sousa e a banda 'Os Grumpies' no Mudas - Museu de Arte Contemporânea da Madeira;

21h00 - Exibição do documentario 'Silêncio' nos Cinemas NOS do Forum Madeira.

O que já aconteceu a 20 de Abril, Dia da Língua Chinesa e Dia das Lojas de Discos?

1314 - Morre, com 50 anos, o francês Bertrand de Got, Papa Clemente V de Avinhão.

1657 - São garantidos plenos direitos e privilégios aos cidadãos judeus de Nova Amesterdão, actual Nova Iorque, Estados Unidos.

1846 - Nasce Serpa Pinto, militar e explorador português, responsável pela travessia do continente africano entre Angola e Moçambique.

1889 - Nasce o ditador alemão Adolf Hitler, em Braunau am Inn, Áustria.

1911 - Culminam as alterações significativas ao Direito Civil, empreendidas na I República Portuguesa, com a promulgação da Lei de Separação do Estado das Igrejas, da Lei do Divórcio e das Leis da Família.

1920 - Começam em Antuérpia, Bélgica, os sétimos Jogos Olímpicos da era moderna, os primeiros a serem organizados após a Primeira Guerra Mundial. Portugal conquista a medalha de bronze de esgrima-espada por equipas.

1940 - Apresentação do microscópio eletrónico.

1945 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho entra em Berlim. Forças norte-americanas e britânicas tomam Nuremberga e Estugarda.

1957 - Os Estados Unidos da América (EUA) reiniciam o auxílio a Israel.

1958 - É apresentada a candidatura de Arlindo Vicente à Presidência da República Portuguesa. Um mês depois, o advogado retira-se, a favor de Humberto Delgado.

1968 - Toma posse o primeiro-ministro canadiano Pierre Elliott Trudeau, autor da Carta de Direitos e Liberdades, considerado o mentor do atual Canadá.

1970 - O Presidente dos EUA, Richard Nixon, anuncia a retirada de 150 mil soldados norte-americanos do Vietname.

1972 - O módulo lunar da Apolo 16 desce na Lua.

1980 - As FP-25 - Forças Populares 25 de Abril lançam um "Manifesto ao Povo Português", dando assim a conhecer a sua organização.

1983 - Uma fonte da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo) confirma o assassínio do secretário-geral da organização, Orlando Cristina; o Benfica apura-se para a final da Taça UEFA (União das Federações Europeias de Futebol), o que nenhum clube português tinha conseguido alcançar.

1985 - Carlos Lopes estabelece, em Roterdão, Países Baixos, a melhor marca mundial da maratona ao bater em 54 segundos o anterior recorde, pertença do britânico Steve Jones.

1987 - A atleta portuguesa Rosa Mota vence, pela primeira vez, a Maratona de Boston, EUA.

1989 - Centenas de estudantes chineses começam uma manifestação na Praça de Tiananmen, em Pequim.

1990 - O Grande Prémio de Romance e Novela de 1989 da Associação Portuguesa de Escritores (APE) é atribuído ao escritor e diplomata Paulo Castilho, pela obra "Fora de Horas".

1992 - A escritora portuguesa Fernanda Botelho recebe o Prémio Eça de Queiroz de Literatura pelo romance "Festa em Casa de Flores".

1993 - O exército norte-americano chega a acordo com o National Institute of Health para colaborar no teste de três vacinas contra a SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) que resulta da infeção causada pelo VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana).

1994 - Paul Touvier, antigo chefe dos Serviços de Informação da milícia pró-nazi francesa, é condenado a prisão perpétua pelo tribunal de Versalhes por crimes cometidos contra a humanidade.

1999 - Massacre de Columbine, Estados Unidos. Dois estudantes da escola Columbine de Littleton, um subúrbio de Denver, Colorado, tomam a escola, com armas, e matam 12 colegas antes de se suicidarem.

2001 - Morre, aos 54 anos, o maestro e compositor italiano Giuseppe Sinopoli, na Deutsche Oper de Berlim, durante a direção de "Aída", de Giuseppe Verdi.

2003 - O Presidente da China, Hu Jintao, demite o ministro da Saúde, Zhang Wenkang, e o presidente da Câmara de Pequim, Meng Xuenong, por terem ocultado a dimensão da chamada "pneumonia atípica".

2004 - A operação Apito Dourado conduz à detenção dos presidentes da Liga de Clubes e presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, do Conselho de Arbitragem, Pinto de Sousa, e do Gondomar SC, José Luís Oliveira, além de outras 13 pessoas.

2005 - A Assembleia da República aprova a proposta do projeto de Lei do PS que prevê a exclusão da ilicitude de casos de interrupção voluntária de gravidez.

2006 - É aprovada a Lei da Paridade, na Assembleia da República, após duas horas de polémica, com 122 votos favoráveis, depois de uma primeira votação apenas terem sido apurados 111 votos, insuficientes para a maioria qualificada requerida.

2007 - O primeiro-ministro britânico, Tony Blair, rejeita a realização de um referendo sobre um novo tratado constitucional europeu que substitua a atual constituição europeia.

2009 - Gripe A (H1N1). É anunciada uma nova estirpe de vírus da gripe identificada no México e EUA.

2010 - Uma explosão e consequente afundamento da plataforma petrolífera Deepwater Horizon da BP, no Golfo do México, dá origem a uma das maiores catástrofes ambientais de sempre. Causa 11 mortos, vários desaparecidos e a maior mancha de petróleo da história dos Estados Unidos; Arrancam, em Atenas, as negociações do pedido de ajuda financeira. Cerca de duas dezenas de técnicos enviados pela Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Central Europeu (BCE) começam a negociar com o Governo grego os termos e as condições de um empréstimo internacional.

2011 - É apresentado, em Lisboa, o "Movimento 12 de Março" (M12M), nascido no âmbito do grupo organizador do protesto "Geração à Rasca".

2012 - Morrem 138 pessoas, 127 ocupantes de um Boeing 737 da companhia aérea privada paquistanesa Bhoja Airline e 11 pessoas em terra, na queda de um avião que fazia a rota Karachi-Islamabad numa zona residencial de Hussainabad, próxima de Islamabad, Paquistão.

2013 - Dzhokhar Tsarnaev, o segundo suspeito do atentado da Maratona de Boston, Massachusetts, EUA, é detido pelas autoridades norte-americanas num bairro da cidade.

2016 - É publicado em Diário da República um diploma que passa a permitir aos acionistas dos bancos reavaliar os limites em matéria de direitos de voto, pelo menos, a cada cinco anos, que abre caminho à desblindagem dos estatutos no Banco Português de Investimento (BPI).

2017 - Um polícia é morto e dois ficam gravemente feridos quando um homem dispara contra o veículo em que seguiam na avenida dos Campos Elísios, no centro de Paris. O atacante é morto por outros agentes da polícia francesa e um transeunte é também atingido. O grupo extremista Estado Islâmico reivindica o ataque; o Papa Francisco anuncia a canonização dos pastorinhos Francisco e Jacinta a 13 de maio, no centenário das "aparições" de 1917.

2020 - Covid-19: Têm início as aulas de apoio para cerca de 850 mil alunos do ensino básico através do canal televisivo RTP Memória, num espaço designado por #EstudoEmCasa. As aulas decorrem entre as 09:00 e as 17:30 e contam com a participação de 112 docentes.

2021 - O ex-agente policial norte-americano Derek Chauvin é considerado culpado de todas as acusações no julgamento do homicídio do afro-americano George Floyd, morto em 25 de maio de 2020.

2022 - José Ramos-Horta é eleito pela segunda vez Presidente da República de Timor-Leste, com 62,09% dos votos, derrotando o chefe de Estado, Francisco Guterres Lú-Olo.

Este é o centésimo décimo primeiro dia do ano. Faltam 255 dias para o termo de 2024.

O homem é um ser que se criou ao criar a linguagem. Pela palavra, o homem é uma metáfora de si mesmo Pensamento do dia por Octávio Paz (1914-1998), poeta, ensaísta e diplomata mexicano.