Segunda-feira falamos
Conseguirão PS e PSD colocar madeirenses em lugares elegíveis nas listas às Europeias?
Boa noite!
Segunda-feira por esta hora serão conhecidas as listas de PS e PSD às Europeias. Mas acima de tudo saberemos se socialistas e social-democratas incluem madeirenses em lugar elegível.
Nas eleições europeias de 2019, o PS elegeu 9 eurodeputados e o PSD seis. Em ambos os casos, o sexto foi indicado pelas estruturas madeirenses, com Sara Cerdas a ser eleita pelos socialistas e Cláudia Monteiro de Aguiar pelos social-democratas.
Ambas saem agora de cena. Cláudia é secretária de Estado das Pescas e Sara é candidata nas Regionais antecipadas na lista do PS.
Não se sabe o que pensa Paulo Cafôfo da equação que só se joga depois das Regionais e se indicará Miguel Iglésias, Sofia Canha ou se o próprio também é hipótese para o Parlamento Europeu.
O mesmo não se passa com Miguel Albuquerque, porventura mais céptico em relação à generosidade nacional, tendo deixado hoje claro que o nome insular terá que surgir na lista até ao oitavo lugar.
Logo se verá na segunda-feira. O PSD vai aprovar em Conselho Nacional a sua lista de candidatos às europeias, mas antes, amanhã e domingo, reúne em congresso na Região. Uma reunião magna do PSD madeirense em que de pouco vale tentar forçar candidatura a Bruxelas, leve ou não uma moção anti-Chega, queira ou não tributar o ordenado mínimo, seja ou não apoiante de Manuel António, que nem é congressista. A escolha regional foi feita já há algum tempo, porventura antes das rupturas e das internas. Logo, tudo está decido por cá, mesmo que nada esteja garantido lá.