Maior valorização da banana e melhor operacionalidade na GESBA são garantias do PSD
Foi numa visita às instalações da GESBA, em São Martinho, que o PSD discutiu o o compromisso desta para com os bananicultores e os próprios colaboradores. "Saímos daqui satisfeitos porque temos a consciência plena de que continuamos a melhorar o serviço prestado aos agricultores e aos nossos bananicultores", garantiu Nuno Maciel.
O porta-voz desta iniciativa quis destacar o aumento contínuo na produção de banana na Região ao longo dos últimos anos. “O ano de 2023 foi mais um ano em que continuamos a aumentar a produção de banana na Região, o que é uma curva ascendente que se tem acentuado nos últimos anos, o que tem garantido melhor produção e melhor rendimento aos nossos agricultores", disse Nuno Maciel.
O parlamentar indicou três medidas que serão implementadas pela GESBA. Desde logo, haverá um "aproveitamento integral ao máximo de todos os bagos, que eram algumas das reivindicações que os bananicultores tinham, em que, naquele desperdício, podia haver algum aproveitamento". Por outro, serão incentivados e valorizados " aqueles produtores que entregam [a banana] diretamente [à GESBA]. [Antes,] recebiam 0,15€ a mais por entregar diretamente e agora vão passar a receber 0,20€. É uma garantia de uma relação direta entre o bananicultor e a GESBA, o que permite efetivamente ganharmos escala, confiança e mais rendimentos aos agricultores, que é isso que todos nós queremos".
Por fim, estão em curso preparativos para o reforço dos quadros operacionais da GESBA. Este reforço abrangerá não apenas o processo de corte e apanha, mas também as linhas de montagem. "Paralelamente, estamos também em condições de anunciar que o Governo Regional e a administração da GESBA estão a se preparar para reforçar os quadros de operacionais da empresa. Este reforço irá permitir uma capacidade de resposta mais pronta aos bananicultores e contribuirá para reduzir os tempos de espera no processo de limpeza, triagem e embalamento da banana", indica.
Estas medidas, segundo o social-democrata, serão implementadas em breve. "A questão dos bagos já é uma realidade, o incentivo à entrega direta começará já no próximo mês de Maio, e o reforço operacional está em fase final de preparação", avançou.
Segundo Nuno Maciel, “tudo isto, porque nós acreditamos que o trabalho que se faz na banana, na agricultura e na GESBA, é um trabalho deveras importante para a RAM, que acrescenta valor às famílias e, acima de tudo, dá garantia de melhor qualidade e melhor operacionalidade deste produto.”