Turquia acusa Netanyahu de arrastar a região para a guerra para se manter no poder
A Turquia acusou hoje o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de tentar arrastar o Médio Oriente para a guerra "a fim de se manter no poder", tendo como pano de fundo o conflito na Faixa de Gaza com o Hamas.
"É óbvio que (Benjamin) Netanyahu está a tentar arrastar a região para a guerra para se manter no poder", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Hakan Fidan, numa conferência de imprensa no Qatar.
Fidan, que tinha ao lado o primeiro-ministro e chefe da diplomacia do Qatar, Mohammed ben Abdelrahmane Al-Thani, qualificou de "persistente" o risco de o conflito em Gaza se estender à região.
"Vamos redobrar os nossos esforços para pôr fim a esta guerra", acrescentou no final de um encontro com Mohammed ben Abdelrahmane Al-Thani.
Fidan afirmou também que hoje manteve "três horas" de conversações em Doha com o líder do Hamas, Ismaïl Haniyeh, e com membros do gabinete político do movimento islamita palestiniano, nomeadamente sobre o cessar-fogo em Gaza.
Haniyeh deverá ser recebido este fim de semana na Turquia pelo Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, um dos líderes mais críticos de Israel desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.