Tempestade faz cinco mortos no sudeste da África do Sul
Pelo menos cinco pessoas morreram em Margate, na África do Sul, devido a uma tempestade que sacudiu a província de KwaZulu-Natal, anunciou hoje a governadora provincial.
Em declarações à imprensa local, Nomusa Dube-Ncube sublinhou que a tempestade deixou um "rasto de destruição" na vila piscatória de Margate, e em eThekwini (antiga Durban), onde há registar dois feridos.
"Entristece-nos que tantas vidas tenham sido subitamente afetadas pelas inundações que varreram estas comunidades com uma força devastadora", salientou a governadora sul-africana, adiantando que "a regularidade das cheias é um sinal claro de que, como província costeira, estamos literalmente no centro da tempestade".
"Estamos a envidar todos os esforços neste período difícil, também partilhamos o profundo sentimento de perda com aqueles cujas propriedades e negócios foram parcial ou totalmente destruídos", adiantou Nomusa Dube-Ncube.
De acordo com as autoridades locais, as cheias causaram desde a noite de domingo a destruição de diversas infraestruturas públicas, incluindo pontes e estradas, em Margate, um popular destino turístico no sudeste da África do Sul.
O serviço meteorológico sul-africano emitiu um alerta prevendo a ocorrência de tempestades mais severas naquela região do litoral do país africano.