Inaugurada exposição de ‘diálogo’ entre Siza Vieira e Niemeyer
‘Siza & Oscar: para além do mar’ está patente no Forte do Pico até Setembro
A exposição ‘Siza & Oscar: para além do mar’, da autoria do premiado fotógrafo-arquitecto brasileiro José Roberto Bassul, foi inaugurada, na tarde desta sexta-feira, na Fortaleza de São João Baptista do Pico, no Funchal, espaço tutelado pela Secretaria Regional de Turismo e Cultura.
Fortaleza do Pico acolhe exposição fotográfica de artista brasileiro
José Roberto Bassul partiu das obras de Siza Vieira no Brasil e a de Oscar Niemeyer em Portugal
Marco Livramento , 11 Abril 2024 - 15:05
O autor imaginou um diálogo abstracto entre Siza Vieira e Oscar Niemeyer, depois de constatar que o arquitecto português tem apenas uma obra no Brasil – o edifício Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre – e o brasileiro tem apenas um projecto construído em Portugal, concretamente na Madeira, o Pestana Casino Park.
O secretário regional de Turismo e Cultura agradeceu a passagem desta exposição pela Madeira, até porque “não há dúvida de que a obra de Niemeyer constitui uma referência extraordinária e nós temos a enorme sorte de a ter neste território”. Embora a Madeira ainda não conte com obra de Siza Vieira, Eduardo Jesus salienta que “é através da Madeira que se estabelece este diálogo entre estes dois grandes criadores”.
Se é bem conhecido que fazemos parte da multiculturalidade brasileira, que o Carnaval do Brasil nasceu de uma rua no Funchal, que o Brasil viveu um dos seus maiores ciclos de riqueza de uma cana-de-açúcar que foi transplantada da Madeira para aquele território, a verdade é que é na cultura que nós mantemos esta grande união. Eduardo Jesus
"Aquilo que vemos aqui é uma miragem entre diálogos, entre
enigmas, entre encontros e conversações, entre dois grande arquitectos, mas
mais do que isso entre duas nações, também entre aquilo que é a palavra e a
imagem", elucidou Ângela Berlinde, curadora da exposição, na inauguração desta tarde.
A mostra ficará patente ao público, na Fortaleza do Pico, até ao dia 13 de Setembro, com entrada livre.