Voz com Autonomia
O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira foi uma agradável surpresa no desempenho das suas funções. Não só abriu as portas da Casa da Democracia e da Autonomia a todos; não só revelou uma grande imparcialidade na condução dos trabalhos parlamentares, demonstrando que era o Presidente de todos os deputados, como nas suas intervenções nunca alinhou, totalmente, com a maioria do seu partido e do PSD. Antes pelo contrário, já que muitas vezes chamou a atenção para os problemas sociais que afetavam os madeirenses, como a falta da habitação, a pobreza, a toxicodependência e outros problemas sociais. Por diversas vezes foi mais eficaz do que os deputados das oposições, chamando o Governo Regional à Razão.
Recordo-me de José Manuel Rodrigues ser elogiado e citado, até pelo deputado do PCP, pela sua coragem em defender que o crescimento económico da Madeira teria que corresponder a mais Justiça Social. Por diversas vezes chamou à atenção para o impacto que a inflação e o aumento das taxas de juro estavam a ter na classe média e no seu empobrecimento.
O PSD nem sempre gostou, mas ele tinha razão. Agora que que vamos para eleições, e que social-democratas e centristas vão concorrer cada um para o seu lado, entendo que devemos confiar o nosso voto à voz autónoma e corajosa do presidente da Assembleia. É mereceido!
Carla Santos