'Confiança' lamenta que promessas da CMF não passem do papel
Os problemas no trânsito na cidade do Funchal foram destacados pela vereadora Cláudia Dias Ferreira
Os veredadores da coligação 'Confiança' na Câmara Municipal do Funchal vieram hoje lamentar a demora da autarquia agora liderada por Cristina Pedra em resolver os problemas de trânsito que condicionam a mobilidade no centro da cidade.
Em comunicado, Cláudia Ferreira dá alguns exemplos, nomeadamente a criação de bolsas de estacionamento nas freguesias de Santo António e São Martinho. "Já com dois anos e meio de mandato, as promessas da coligação 'Funchal Sempre à Frente' continuam apenas no papel, sem que os residentes possam contar com a resolução dos seus problemas de mobilidade neste mandato", podemos ler no documento remetido às redacções.
A oposição pede, além de mais estacionamentos, a "adaptação de um Plano de Mobilidade do Funchal compaginável com esta nova realidade" marcada por maior circulação automóvel, muito por força do aumento do turismo. É preciso, dizem, que o "município estabeleça regras ou fiscalize o aumento exponencial de novas empresas ‘rent-a-car’ que promovem o parqueamento no espaço público".
"Desejamos uma cidade vibrante e com uma actividade económica empoderada, neste eixo o turismo é importante e deve ser comtemplado nas políticas publicas municipais, contudo não deixaremos que o interesses dos funchalenses sejam subjugados em prol de um turismo descontrolado e desregulado” refere Cláudia Dias Ferreira. Pede, por isso, urgência na acção, "para resolver esta situação e permitir a quem trabalha e vive no Funchal tenha a qualidade de vida que merece. Contudo, o PSD continua a meter a cabeça na areia e ignorar o problema", aponta.
Estes foram alguns dos aspectos apontados pelos vereadores da 'Confiança', na reunião de Câmara desta quinta-feira, na qual votaram favoravelmente nas expropriações propostas para acudir à falta de estacionamento em diversas freguesias do concelho, mas também na concessão de apoio no âmbito das candidaturas à atribuição da Comparticipação Municipal em Medicamentos e do Regulamento de Atribuição de Apoios Financeiros ao Associativismo e Actividades de Interesse Municipal.
No que diz respeito aos assuntos antes da ordem do dia, a Confiança alertou, entre outros, sobre os problemas reportados por munícipes em diversas artérias do Funchal, como é o caso do Caminho do Desterro, na freguesia do Monte.