Funchal lança concurso público para a instalação do sistema videovigilância
No total serão instaladas 44 câmaras que vão cobrir 38 locais da capital madeirense
Tal como o DIÁRIO já havia avançado na sua edição impressa, a Câmara Municipal do Funchal (CMF) prepara-se para aprovar, em reunião semanal do executivo, esta quinta-feira, a abertura de procedimento concursal com vista à aquisição e instalação de um sistema de videovigilância para a cidade do Funchal. Trata-se de um investimento plurianual no montante de 1,7 milhões de euros.
Esse sistema abrangerá locais públicos de grande circulação, bem como áreas que apresentam maior incidência de criminalidade e sensação de insegurança identificadas pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
Ao contrário do que estava inicialmente previsto, a adjudicação do novo sistema, que tem um prazo de execução de 6 meses, irá permitir uma maior cobertura com menos câmaras.
No total serão instaladas 44 câmaras com 3 tipologias diferentes: 5 câmaras fixas, 25 câmaras multisensor e 14 câmaras rotativas. Estas câmaras cobrirão 38 locais, e serão um complemento de apoio ao policiamento, nomeadamente em zonas comerciais e baixa da cidade do Funchal, reforçando a segurança desses locais.
Conforme determina a lei, cabe à PSP a responsabilidade da monitorização e supervisão de todo o sistema de videovigilância.