Sócios do Nacional reúnem-se hoje em assembleia geral para mudar estatutos
Saiba os outros acontecimentos agendados para este 1 de Abril, Dia das Mentiras e Dia Internacional da Diversão no Trabalho
Os sócios do Clube Desportivo Nacional reúnem-se nesta segunda-feira, pelas 18h00, para uma assembleia geral, na sede da Rua do Esmeraldo. Esta reunião magna tem como ordem de trabalhos a apreciação e deliberação sobre a alteração dos estatutos da instituição.
No caso de inexistência de maioria absoluta dos sócios com direitos a voto, às 18h00, esta será realizada uma hora depois, pelas 19h00, em segunda convocação, independentemente do número de sócios presentes.
Este encontro acontece num momento em que o Nacional está em negociações com investidores para a venda de grande parte do capital social da SAD. “Será 70 por cento”, anunciou Rui Alves, em entrevista ao DIÁRIO na passada quarta-feora. Quanto aos compradores, portugueses ou estrangeiros, o dirigente alvinegro guardou as informações: “Não se pode saber. Os negócios só se devem tornar públicos quando estão concretizados”.
A alienação de grande parte do capital social da SAD é uma das soluções, segundo Rui Alves, para resolver parte do problema que se coloca ao Clube Desportivo Nacional, que tem neste momento 17 jogadores em final de contrato. “Se concretizarmos o plano em termos de negócio e conseguirmos exercer as opções de jogadores que temos emprestados, uma parte desse problema fica resolvido. A subida de divisão vai permitir abordar questões de renovação. Contudo, neste momento estamos de mãos atadas”, esclareceu o dirigente.
OUTROS EVENTOS PROGRAMADOS PARA HOJE:
14h30- Abertura da 23.ª edição do Curso de Primeiros Socorros no Centro de Simulação Clínica da Madeira, no Hospital Dr. Nélio Mendonça. O secretário da Saúde, Pedro Ramos, participa no evento.
14h30- Apresentação do Festival ‘New Generation', com a presença da presidente da CMF, Cristina Pedra, a ter lugar no Teatro Municipal Baltazar Dias.
15h00- Conservatório-Escola das Artes assinala 120.º aniversário de Luiz Peter Clode, na sede da Avenida Luis de Camões. O evento, com música, inclui uma intervenção do secretário regional de Educação, Jorge Carvalho.
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS NESTA DATA
1572 - Começa a guerra da independência da Holanda.
1815 - Nasce Otto Eduard Leopold, Otto von Bismarck o primeiro chanceler alemão.
1873 - Nasce o compositor e pianista russo Sergey Vasilyevich Rachmaninoff.
1910 - É constituído o Sporting Clube Farense.
1922 - A África do Sul denuncia a convenção de Moçambique.
1933 - A Alemanha nazi, de Adolf Hitler, inicia a perseguição aos judeus.
1937 - Entra em vigor a Constituição da Índia. Os partidos abstêm-se de formar Governo, exigindo a independência completa do país.
1945 - II Guerra Mundial. Forças norte-americanas iniciam a invasão de Okinawa, Japão.
1948 - Primeira carreira de autocarros na cidade do Porto.
1960 - Na África do Sul, o Governo segregacionista proíbe os Movimentos de Libertação do Congresso Nacional Africano (ANC) e do Congresso Pan-Africano (PAC).
1962 - A Suíça recusa, em referendo, a produção e importação de armas nucleares.
- O primeiro vencedor do Totobola - Augusto Maria Peso - ganha 1.297,60 escudos.
1965 - Primeira emissão do programa Em Órbita, no Rádio Clube Português.
1968 - Morre, com 60 anos, o físico nuclear russo Lev Davidovich Landau, Prémio Nobel da Física em 1962.
1976 - É fundada a Apple, empresa de equipamentos eletrónicos e softwares norte-americana, por dois amigos que começam a trabalhar numa garagem: Steve Jobs e Steve Wozniak.
1977 - O Governo democrático espanhol dissolve O Movimento, partido único do regime ditatorial de Francisco Franco.
1986 - A Câmara Municipal de Faro cede ao Farense o estádio de São Luís, no dia em que o clube completa 76 anos.
1990 - É constituído o Partido Liberal-Democrata, o primeiro partido não-comunista na URSS.
1996 - O Presidente Jorge Sampaio inaugura a primeira emissão do novo canal RDP-África, da Radiodifusão Portuguesa (RDP), virado para os países de língua portuguesa.
- Morre, aos 47 anos, o ator e encenador Mário Viegas, fundador do Grupo 4 e do Novo Grupo, dinamizador do Teatro Estúdio do São Luís, divulgador de poesia e das principais dramaturgias.
- Morre, com 73 anos, Alfredo Nobre da Costa, engenheiro mecânico, antigo primeiro-ministro do III Governo Constitucional.
1997 - O primeiro-ministro António Guterres inaugura a presidência portuguesa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, Estados Unidos.
2001 - O antigo Presidente da Jugoslávia Slobodan Milosevic entrega-se à polícia jugoslava.
2002 - A Holanda (Países Baixos) é o primeiro país do mundo a reconhecer a eutanásia como um ato legal.
- A Casa Acreditar de Lisboa abre as portas às famílias e crianças com cancro.
- Morre, com 72 anos, Rui Manuel Nogueira Simões, presidente da Confederação da Indústria Portuguesa.
2003 - O Decreto-Lei n.º 60/2003 cria a rede de cuidados de saúde primários.
- Ex-provedor adjunto da Casa Pia Manuel Abrantes é detido no âmbito do caso Casa Pia.
2004 - Assinatura do auto de consignação da empreitada dos molhes do Douro.
- É lançado o Gmail, o email do Google.
2005 - O partido do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, no poder há 25 anos, é dado como vencedor das eleições legislativas.
2008 - Morre, aos 63 anos, Licínio Pereira da Silva, o último preso político da PIDE-Polícia Internacional e de Defesa do Estado, condenado pelo Tribunal Plenário com medidas de segurança que eram aplicadas aos detidos considerados mais perigosos ou mais envolvidos em atividades contra o regime.
2009 - O Tribunal Administrativo de Munique, na Alemanha, abre o processo de falência da Qimonda.
- O antigo primeiro-ministro da Guiné-Bissau e atual presidente do Tribunal de Contas guineense Francisco Fadul é atacado violentamente de madrugada na sua residência em Bissau.
2010 - O primeiro ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, e o chefe das Forças Armadas, Zamora Induta, são feitos reféns por militares na capital guineense.
- O primeiro medicamento de raiz e patente portuguesas, um antiepilético da Bial, chega às farmácias, quase um ano depois de aprovado pela Comissão Europeia e após o Governo português ter anunciado a sua comparticipação a 95 por cento.
- Morre, com 68 anos, Henry Edward Roberts, engenheiro norte-americano que criou o computador pessoal, o MITS Altair 8800.
2011 - Morre, aos 69 anos, António Duarte Silva, ex-presidente da Câmara da Figueira da Foz e antigo ministro da Agricultura e do Mar no XII Governo Constitucional de Aníbal Cavaco Silva.
- Morre, aos 60 anos, Manning Marable, um dos mais influentes académicos dos Estados Unidos na área dos estudos afro-americanos, dias antes de lançar a sua última obra -- uma biografia do ativista Malcom X.
2012 - Entram em vigor as novas regras para atribuição do subsídio de desemprego aos trabalhadores dependentes.
- Morre, aos 77 anos, Miguel de la Madrid, Presidente do México entre 1982 e 1988, altura em que o país enfrentou uma crise económica.
2014 - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Anders Fogh Rasmussen, anuncia a suspensão da cooperação civil e militar com a Rússia, embora mantendo o diálogo político que visa alcançar uma solução para a crise ucraniana.
- A empresa russa Gazprom acaba com o "desconto" no gás vendido à Ucrânia, concedido em dezembro ao anterior Governo de Kiev, o que faz com que o preço sofra um aumento superior a 40%.
- Morre, com 90 anos, Jacques Le Goff, historiador francês e um dos mais importantes especialistas mundiais em Idade Média. Em 2004, recebe o prémio Dr. A.H. Heineken de História por "ter fundamentalmente alterado a perceção da Idade Média".
- Morre, aos 61 anos, o ex-Presidente da Guiné-Bissau Kumba Yala.
2015 - A Palestina torna-se formalmente membro do Tribunal Penal Internacional (TPI), com a intenção de promover o julgamento de dirigentes israelitas por crimes de guerra ou ligados à ocupação de territórios palestinianos.
- O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, renuncia ao cargo por sentir "em consciência" dever concentrar-se em "servir Portugal e os portugueses".
2016 - O Tribunal da Relação de Lisboa baixa a condenação do ex-deputado do PSD Duarte Lima de 10 para seis anos de prisão, em cúmulo jurídico.
2017 - Morre, aos 92 anos, Fernando Campos, autor de romances históricos, entre os quais "A Casa do Pó".
- Morre, aos 83 anos, Yevgeny Yevtushenko ou Evgenii Evtushenko, poeta russo e autor de "Babi Yar", "Autobiografia Prematura" e "Peomas.
- Morre, aos 87 anos, Ikutaro Kakehashi, engenheiro japonês pioneiro na música digital e fundador da fábrica de sintetizadores Roland Corp.
2018 - Morre, aos 69 anos, Almerindo Jaka Jamba, deputado e dirigente da UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola), um dos últimos negociadores angolanos vivos do Acordo de Alvor, que antecedeu a independência de Angola.
2019 - Os deputados britânicos rejeitam as quatro opções alternativas ao acordo de saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit') apresentadas pela primeira-ministra, Theresa May.
2020 - Covid-19: o Comité Executivo da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) suspende por tempo indeterminado todas as competições sob a sua égide, após uma reunião com representantes das 55 federações nacionais, devido à pandemia.
- O torneio de Wimbledon, um dos quatro Grand Slam da temporada de ténis que deveria ocorrer entre 29 de junho e 12 de julho, é cancelado pela segunda vez em 150 anos.
- Morre, aos 65 anos, Mhamed Khadad, diplomata e dirigente histórico da Frente Polisário.
- Morre, aos 78 anos, José Monteiro, futebolista angolano, jogou pelo Sporting e foi um dos vencedores da Taça das Taças da época 1963/1964.
- Morre, aos 85 anos, o pianista de jazz norte-americano Ellis Marsalis.
2021 - Covid-19: O primeiro-ministro António Costa, anuncia que os alunos do 2.º e 3.º ciclos vão retomar as aulas presenciais a partir do dia 05, e que os restaurantes, pastelarias e cafés com esplanadas podem reabrir com grupos limitados a quatro pessoas.
2023 - Morre, aos 85 anos, Kwame Brathwaite, fotógrafo norte-americano, responsável por inserir, no mundo da moda e música, a premissa "Black is beautiful"
Nas cidades a vida é mais pequena (...). Os grandes prédios fecham-nos a vista à chave Fernando Pessoa/Alberto Caeiro (1888-1935), escritor português.