Cristina Pedra destaca investimento nos Bombeiros Sapadores do Funchal
Foi durante a abertura do 'Pink Rescue', um evento organizado pelos Bombeiros Sapadores do Funchal, que Cristina Pedra fez questão de ressalvar o investimento municipal que tem vindo a ser feito nessa companhia. A presidente da câmara Municipal do Funchal e a vereadora Helena Leal participaram nessa sessão do evento que decorre até às 17 horas, na Praça do Município.
Cristina Pedra enalteceu a dedicação e o empenho dos Bombeiros, e em particular das mulheres que integram os Sapadores do Funchal, que muito fazem parta garantir diariamente a segurança de todos. No total, 20% do efectivo dos Sapadores do Funchal é composto por mulheres.
A autarca destacou o investimento que o actual executivo tem feito desde que tomou posse, nomeadamente na questão da melhoria das condições salariais e também ao nível dos equipamentos. Os Bombeiros Sapadores do Funchal receberam, em 2023, o total da actualização remuneratória. Um investimento que ascende a 500 mil euros, sendo uma actualização prevista para os anos de 2024 e 2025, mas que “este executivo decidiu antecipar, garantindo o maior rendimento disponível aos bombeiros e às suas famílias”.
O evento alusivo ao Dia da Mulher, integrando-se igualmente no programa de março Mês da Proteção Civil, destina-se, por um lado, às mulheres bombeiras e agentes de proteção civil, incluindo, por outro, uma prática para qualquer uma das mulheres que queiram contactar com equipamentos e técnicas executadas pelas bombeiras. No âmbito das competências e atividades do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal, nomeadamente no que se refere à sensibilização e informação pública, Cristina Pedra realçou que, em 2023, foram efetuadas mais de 200 ações.
Neste evento estão a ser executadas técnicas de desencarceramento, com corte de veículo, extração de piloto ou co-piloto de veículo de competição, extinção de baterias de veículos elétricos, técnicas de abertura de portas, imobilizador de emergência de veículos elétricos, isto para as bombeiras e agentes de proteção civil, sendo que as mulheres, que queiram contactar com técnicas e equipamentos dos bombeiros, têm a oportunidade de experimentar ferramentas de corte de estruturas de veículos, uso de agulhetas (de combate e desentupimento de sarjetas), medição de tensão arterial e de glicémia à população.