2.ª Edição da conferência Think+ arrancou com painel internacional de prestígio
Um painel internacional de prestígio. É desta forma que a organização da conferência 'Think+ 2024 International Conference on Creativity, Global Inclusion and Smart Destinations', que ontem teve a sua sessão de abertura, descreve o programa para este evento. A conferênica é organizada pelo Instituto Superior de Administração e Línguas (ISAL), em parceria com o Instituto Ibero-Americano de Compliance, no Brasil.
José Manuel Rodrigues, presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, presidiu à sessão de abertura, bem como pelas vice-directora geral do ISAL, Sancha de Campanella, e por um dos membros da Comissão de Organização do evento, Luiz Pinto Machado. José Manuel Rodrigues sublinhou o papel que o ISAL tem desempenhado na formação de profissionais e na sua inserção no mercado de trabalho, destacando o carácter vanguardista da Instituição e a sua capacidade de antecipar tendências.
O primeiro painel foi dedicado à economia criativa e aos destinos inteligentes, com intervenções de Magnus Emmendoerfer (Coordenador Geral da Rede Global da Cátedra UNESCO em Economia Criativa e Políticas Públicas), Brian Garrod (Professor na Universidade de Swansea, País de Gales) e Eduardo Parra-López (Professor na Universidade de La Laguna, Tenerife).
De acordo com nota à imprensa, "na sua intervenção, Magnus Emmendoerfer destacou a importância da economia criativa no desenvolvimento socio-económico, traduzida em 6,1% do PIB mundial e aproximadamente 30 milhões de postos de trabalho. Eduardo Parra-López, por sua vez, reflectiu sobre o contributo da inteligência territorial para promover um desenvolvimento sustentável e melhorar a experiência do visitante e a qualidade de vida dos cidadãos. Brian Garrod encerrou o primeiro painel temático, dedicando a sua palestra ao conceito de cocriação no turismo entendido como um processo que valoriza o turista enquanto indivíduo, considerando as suas necessidades individuais na criação conjunta com as empresas do setor de experiências memoráveis".
Já o segundo painel debruçou-se sobre a economia digital, com a prelecção de Luana Romero (Secretária para a América e a Europa no Instituto Ibero-Americano de Compliance) e José Manuel Vicente (Professor na Universidade Lusófona). "Com um claro enfoque na economia digital, Luana Romero enfatizou a importância da regulação do criptoativos para proteger o consumidor, prevenir atividades ilegais e proporcionar estabilidade ao mercado. Por fim, José Manuel Vicente realçou a necessidade de as entidades que prestam serviços investirem na tecnologia, na inovação e, sobretudo, na capacitação dos seus recursos humanos, de forma a potenciarem a transformação digital da sociedade", dá conta a mesma nota.
O evento prolonga-se pelo dia de hoje, com a temática 'Saúde, Inclusão e Desenvolvimento Sustentável do Turismo', com a intervenção de especialistas, e a uma mesa-redonda com alguns dos nomes mais conceituados do tecido empresarial regional para refletir sobre “Recursos Humanos e Novas Tecnologias”.