Enquanto as mulheres forem discriminadas, nenhum homem será verdadeiramente livre
"Enquanto as mulheres forem discriminadas, nenhum homem será verdadeiramente livre!", começa por referir um texto da União dos Sindicatos da Madeira (USAM) para saudar "calorosamente todas as mulheres neste dia 8 de Março, que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Esta data é um marco importantíssimo na luta pela igualdade de género e pelos direitos das mulheres", acrescenta.
Continuando o texto, salienta a USAM que "neste dia, celebramos as conquistas femininas em diversas áreas, desde a política à economia, à ciência e à cultura. Este é também um momento de reflexão sobre os desafios que ainda persistem, como a violência de género, a disparidade salarial e a falta de representatividade feminina em vários setores da nossa sociedade".
Por isso, afiança: "Acreditamos que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária só é possível com a participação plena das mulheres em todos os âmbitos da vida social. Neste Dia Internacional da Mulher, reafirmamos o nosso compromisso com a luta pela igualdade de género e pelos direitos das mulheres."
"Juntamo-nos às mobilizações que acontecem em todo o mundo e reivindicamos", destaca a "igualdade salarial para mulheres e homens; o fim da violência de género; mais mulheres em cargos de liderança; e a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal".
A USAM termina apelando "a todas as mulheres a se unirem nesta luta. Juntos na luta, podemos fazer a diferença!".