Semana de Portugal em Toronto alarga-se para oito semanas
As celebrações da Semana de Portugal em Toronto, no Canadá, vão decorrer durante oito semanas, entre maio e junho, disse hoje à agência Lusa o organizador das iniciativas.
"O lançamento e a abertura da Semana de Portugal terá lugar no dia 10 de maio. Este ano vamos ter oito semanas de eventos, bem programados, e que a comunidade vai dar valor e gostar", disse Joe Eustáquio.
A Parada do Dia de Portugal está agendada para o dia 08 de junho, no Little Portugal de Toronto.
O presidente da direção da Aliança dos Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), falava durante a Gala de Prémios de Mérito e de Entrega de Bolsas de Estudo, que decorreu sábado à noite, em Toronto.
O evento contou com mais de 650 convidados e foram entregues 31 bolsas de estudo a alunos lusodescendentes, patrocinadas pelas várias associações que integram a ACAPO.
"Espero que esta grande onda de vontade continue. Agora começamos a lutar para finalizarmos o nosso programa das celebrações da Semana de Portugal", afirmou Joe Eustáquio.
O cantor e compositor português José Cid foi alvo de um tributo "pelo seu papel e presença por várias ocasiões nas festividades em Toronto", com o Prémio de Carreira.
A comunicação social local também foi reconhecida, com os Prémios de Mérito a serem atribuídos a Clara Abreu, Luís Fernandes, Isabel Ricardo, Maria Fernanda Ferreirinha, galardão que também foi entregue ao presidente do Rancho Províncias e Ilhas de Portugal, de Hamilton, Norberto Paiva.
Marcaram presença na gala, além da 'Mayor' de Toronto, Olivia Chow, a vereadora de Davenport, Alejandra Bravo, a líder do partido da oposição NDP no Ontário, Marit Stiles, a deputada federal liberal Julie Dzerowicz, a cônsul-geral de Portugal em Toronto, Ana Luísa Riquito, e o cônsul-geral de Angola em Toronto, Mateus Barros José.
Integram a ACAPO 35 associações portuguesas localizadas na província canadiana do Ontário.